Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Últimos dias para inscrição no III Congresso Internacional de Direitos Culturais

Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 16h07

Acontece em março, entre os dias 16 a 18, o III Congresso Internacional de Direitos Culturais: conhecer, proteger e difundir. O evento será promovido na cidade de Floriano-PI e tem apoio da Universidade Federal do Piauí. As inscrições são realizadas no site da OAB-PI e podem ser feitas por alunos de graduação e pós-graduação e a comunidade em geral, que tenham afinidade com a temática geral e dos simpósios do evento.

O principal objetivo do congresso é constituir um legado para Floriano e para a comunidade jurídica piauiense baseado na publicação de trabalhos acadêmicos e formação de atores e gestores culturais.

A programação do evento conta com palestras, apresentações dos artigos, rota turística pelos principais centros culturais da região (Amarante, Oeiras, Coronel José Dias).

Tiago Carcará, professor e diretor da ESA-PI, pontua o protagonismo do evento e a importância da iniciativa para a academia literária.

“O III Congresso Internacional de Direitos Culturais tem a finalidade de integrar diversos setores da sociedade com a produção de artigos a serem publicados nos mais diversos meios acadêmicos e científicos. A advocacia da região de Floriano é convidada especial para esta celebração da cultura literária do Piauí”, incentiva.

O diretor geral da ESA convidada a advocacia piauiense para participar do Congresso. Ele frisa o valor da taxa de inscrição: profissionais pagam R$ 70, estudantes R$ 20 e jovem da advocacia é gratuita com doação de 2 kg de alimento.

• 16 de março

Festival de Cinema/Circuito Cultural Piauiense;

Filmes brasileiros e piauienses;

Rotas turísticas pelos principais centros culturais da região (Amarante, Oeiras, Coronel Jose Dias);

13h - Credenciamento e apresentações culturais;

14h - Exposição de banners e comunicações orais;

18h - Solenidade de abertura;

19h - Conferência de abertura - Proteção do patrimônio cultural na América Latina: experiência argentina e brasileira;

21h - Coquetel de abertura/apresentação cultural local.

• 17 de março

8h30 às 10h30 - Painel I - Política nacional de efetivação dos direitos culturais;

9h às 12h - Oficina I - Elaboração de projetos e prestação de contas;

10h30 às 12h30 - Painel II - Proteção da propriedade intelectual;

12h30 às 14h - Intervalo para almoço;

14h30 às 17h30 - Oficina II - Registro de letras e músicas no ECAD;

14h30 às 17h30 - Apresentação de artigos;

14h30 às 16h30 - Painel III - Proteção e arrecadação dos direitos autorais;

16h30 às 18h30 - Painel IV - A nova dimensão latino-americana de promoção do patrimônio cultural;

18h30 - Lançamento de livros;

19h às 21h - Conferência de encerramento - Difusão do patrimônio cultural, experiência portuguesa;

22h - Show de encerramento - Atração regional e nacional.

• 18 de março

14h30 às 18h30 - Circuito Cultural de Floriano.