Novo diretor da BIREME/OPAS/OMS é presença confirmada no VI CIAPS da UFPI

WhatsApp_Image_2023-03-10_at_07.17.47.jpeg

O novo diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), João Paulo de Souza, vai participar do VI Congresso Internacional de Atenção Primária em Saúde (VI CIAPS) que acontecerá entre os dias 04 e 06 de maio da UFPI. O evento debaterá as contribuições da saúde digital para a saúde da mulher no contexto da APS e reunirá autoridades sobre saúde da mulher e saúde digital. As inscrições para o evento estão abertas, confira o site.

diretor_da_bireme.png

Diretor da BIREME/OPAS/OMS, João Paulo Souza

João Paulo Souza é um cientista médico-social e pesquisador nas áreas de Epidemiologia Social e a Translação do Conhecimento Científico em Políticas e Práticas de Saúde. No CIAPS, João Paulo participará do painel “Contribuições da Saúde Digital para a Saúde da Mulher”, onde ministrará a palestra “Teoria da transição obstétrica: evolução dos determinantes ecosociais da mortalidade materna”, que ocorrerá no segundo dia do evento dia 05 de maio.

Segundo a professora Lis Marinho, Coordenadora do CIAPS, além do Congresso, o novo diretor participará de uma reunião para firmar parceria para implementar ações e redução da mortalidade materna.

“Nós do NUEPES já desenvolvemos dois instrumentos: Síntese de Evidência e um Mapa de Evidências, além de fórum nas áreas de saúde no estado. Neles apresentamos informação cientifica para gestor, coordenador, usuário e elaboramos coletivamente um plano de ação.  O fato de nós termos feito essas ações pelo NUEPES e pelo Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, o Diretor da BIREME se colocou à disposição para ajudar o Piauí à implementar ação para redução da mortalidade materna”, disse.

Stand sobre Violência Contra a Mulher

Na manhã desta quarta-feira (09), a coordenação do CIAPS se reuniu com a Diretora da Secretária de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI), Ionara Evangelista e com a Gerente de Articulação e Interiorização da Questão de Gênero, Adriana Ribeiro para firmar parcerias para a desenvolver durante o CIAPS um estande em homenagem a homenagem a estudante de jornalismo Janaína Bezerra, vítima de violência em fevereiro dentro da UFPI.  O espaço será intitulado “Janaína vive!” E terá como objetivo debater sobre valorização, cultura, diretrizes de enfrentamento da violência contra as mulheres.  

 CIAPS abordará diversos temas para todos os profissionais da saúde

Nesta edição, a programação é voltada para o público multiprofissional e multidisciplinar, bem como graduandos de várias áreas do conhecimento, no qual, conferências e oficinas serão voltadas para discutir sobre medicina tradicional; fitoterapia para saúde da mulher; interoperabilidade da saúde digital na APS; inovações digitais na avaliação da saúde da mulher; analise de dados sobre mortalidade materna; realidade virtual para o ensino da saúde; análise de mapas de evidências, dentre outros assuntos.

WhatsApp_Image_2023-03-09_at_17.45.21.jpeg

Para apresentar estes temas estratégicos e voltados para o âmbito da pesquisa científica, o evento é composto por um time de convidados dentre eles: Luiz Roberto Oliveira (UFC); Brigitte Cote (Canadá); Sandro Nhaia (MedRoom); Zilma Silveira (UFMG); Regina Amélia Lopes (UFMG); Ricardo Ghelnan (CABSIN); Antônio Carlos Seixlack (ABFIT) e pesquisadores da UFPI como: Keylla Urtiga; Marta Rosal e Lis Marinho.

Além disso, o evento terá um espaço destinado para submissão de resumos para apresentação, onde acadêmicos de graduação e pós-graduação, profissionais de saúde demais interessados em pesquisas podem se inscrever.

O evento é uma realização do Núcleo de Estudos, Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) e Mestrado Profissional em saúde da Mulher da UFPI.