Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudante de mestrado da UFPI participa do III Fórum Mundial de Direitos Humanos na Argentina
Início do conteúdo da página

Estudante de mestrado da UFPI participa do III Fórum Mundial de Direitos Humanos na Argentina

Imprimir
Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2023, 19h25

AAA_0312.jpg

Estudante de Mestrado, Jhonnatas Santos

O estudante de Mestrado, Jhonnatas Santos, representará a Universidade Federal do Piauí (UFPI) no III Fórum Mundial de Direitos Humanos 23 (FMDH), com o projeto Pretoteca, articulado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da UFPI e coordenado pela Prof. Alcione Corrêa Alves. O evento acontece de 20 a 24 de março na cidade de Buenos Aires, na Argentina. 

WhatsApp_Image_2023-03-09_at_17.13.15.jpeg

O projeto apresentado no Fórum tem como objetivo incentivar a leitura de obras de autorias negras e promover encontros literários, sob um princípio atual de “Círculos de Leitura”, em espaços públicos, bem como em bibliotecas e feiras literárias. Acima de tudo, busca compartilhar experiências estéticas a partir de uma leitura conjunta de obras literárias afro-americanas.

WhatsApp_Image_2023-03-09_at_17.13.03.jpeg

O Fórum Mundial de Direitos Humanos é um espaço que promove debate público sobre direitos humanos para que sejam tratados seus principais avanços e desafios. Busca a construção de uma agenda de convergência em torno do tema, com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos, com vistas a sua incorporação nos âmbitos das iniciativas dos poderes públicos federal, estaduais e municipais. Nesta edição submetida à FMDH23, a Pretoteca propõe a leitura e discussão de poetisas afro-americanas contemporâneas. Por meio dessa proposta, buscando valorizar as vozes afro-latino-americanas por meio de sua literatura, em seu papel como direito humano à identidade (um dos eixos do FMDH23).

Jonathan comenta sobre a idealização do projeto e a felicidade em poder apresentá-lo em um fórum internacional. “O projeto Pretoteca é articulado aqui na Universidade desde a minha graduação e participar de um evento internacional é muito gratificante pra mim como estudante. Apresentamos o nosso projeto pro FMDH e fiquei muito feliz quando tivemos a aprovação", disse.

O projeto é aberto ao público e se articula como uma extensão da universidade à sociedade civil como um todo. Realizado em locais públicos de Teresina, teve sua primeira edição no Parque da Cidadania de Teresina e também já foi feito na cidade de José de Freitas.

Jhonnatas ainda destacou a importância de se buscar conhecimentos além dos muros da Universidade. “O objetivo da UFPI é fazer internacionalização, procurar projetos para além dos muros, para além do nosso estado, do nosso país, compartilhar um pouco disso, ser representado e representar o Brasil e a nossa Universidade. O projeto começou a ganhar uma força muito bacana e ter esse reconhecimento vai ser essencial”, avalia.

 AAA_0319.jpg

 Mestrando Jhonnatas Santos e Assessora Internacional da UFPI, Juliana Paz

Juliana Paz, Assessora Internacional da UFPI, destaca a importância de participar desse evento internacional e sempre buscar estimular ações de internacionalização na UFPI. “ Essa é mais uma ação importante entre o CCHL, a Assessoria Internacional da UFPI e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Toda ação de mostrar o que nós estamos fazendo na UFPI, em nível de pesquisa, de ensino, de extensão fora do Brasil é muito válido, assim como estamos também de braços abertos para receber estudantes estrangeiros, professores visitantes de outras instituições para colaborar com as nossas pesquisas e os nossos projetos”, declarou.

O Projeto Pretoteca constitui um meio exímio de internacionalização levando uma prática de extensão realizada no Piauí para outros países e instituições. Com a participação no FMDH23,  a UFPI busca oportunidade de não apenas manter uma parceria com instituições argentinas como também de outros países que lá estarão presentes.

Fim do conteúdo da página