Palestras e apresentação dos Coordenadores dão continuidade ao VI Seminário de Acompanhamento da Qualidade dos PPGs

prgpseminario-13.jpg

Solenidade de abertura das Palestras e Apresentações dos Coordenadores

Ocorreu na tarde desta terça-feira (9), no Auditório Noé Mendes (CCHL), a solenidade de abertura das palestras e apresentações dos coordenadores de Pós-Graduação da UFPI. O evento dá continuidade às atividades do VI Seminário de Acompanhamento da Qualidade dos Programas de Pós-Graduação. Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Reitor Viriato Campelo e a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), Regilda Moreira-Araujo.   

O Seminário iniciou na segunda-feira (6) e durante três dias os coordenadores de cada programa apresentaram respostas às questões relacionadas à Avaliação Quadrienal 2017-2020 realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem o intuito de avaliar a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado. Agora, as palestras foram apresentadas com o objetivo de fornecer as ferramentas necessárias para que os coordenadores dos programas apresentassem o diagnóstico preliminar das suas análises, divididos pelas grandes áreas: Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar; Mestrados Profissionais.

prgpseminario-8.jpg

Vice-Reitor Viriato Campelo

Para o Vice-Reitor, Viriato Campelo, um dos objetivos da UFPI neste momento é consolidar a Pós-Graduação dentro da Instituição. Dessa forma, os seminários chamam atenção, junto aos coordenadores dos programas e diretores de centro, para a necessidade de cumprir as solicitações das entidades que fomentam o ensino, como a CAPES e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Durante os Seminários, cada Programa tem a oportunidade de ser ouvido, por intermédio de um Comitê de Assessoramento. Assim, poderemos estabelecer a melhor maneira para obtermos êxito nas avaliações”, afirmou. 

Durante a abertura, a Pró-Reitora da PRPG, Regilda Moreira-Araujo, destacou que a ideia é ampliar o acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) visando o Ciclo de Palestras da área, que ocorre no final do ano, dentro dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI). “É preciso fazer o diagnóstico agora e elaborar um trabalho de intervenção, para que em dezembro vejamos os resultados”, pontuou. 

prgpseminario-12.jpg

Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araujo

A Pró-Reitora também foi responsável pela primeira palestra, que apresentou as dúvidas e erros mais frequentes no preenchimento do Relatório na Plataforma Sucupira, documento que regulamenta as atividades realizadas dentro dos PPGs. Mais uma vez, foi ressaltado a relevância do acompanhamento mais aproximado do trabalho desempenhado, como mecanismo para desenvolver os Programas. “Devemos valorizar as boas práticas, bem como precisamos pontuar os pontos de melhoria, para elaborarmos um planejamento estratégico incisivo”, enfatizou. 

Foram apresentados também os Resultados de Avaliação Institucional da Pós-Graduação, pela professora Kelly Palombit, Presidente da CPA, e a Diretora de Governança, Cleânia Sales Silva. O professor do PPG de Políticas Públicas, Jairo Guimarães, abordou a Matriz SWOT/FOFA no Planejamento Estratégico e o Bolsista do Programa de Acompanhamento da Qualidade da Pós-Graduação, Edson Cavalcanti, demonstrou o  Sistema de Avaliação da Pós-Graduação pela CAPES. 

prgpseminario-5.jpg

Mesa de Honra da solenidade

Além do Vice-Reitor e da Pró-Reitora da PRPG, compuseram a Mesa de Honra: a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam; a Diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras, Edna Joazeiro; a Diretora de Governança da UFPI, Cleânia Sales; e o Coordenador dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu/PRPG, Francisco Nascimento.