Estudantes do Curso de Licenciatura em Artes Virtuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participam de exposição no Festival Artes de Março, realizado no Teresina Shopping. O evento, que teve início no dia 3 e se estende até o dia 31 de março, conta com exposições de arte, programação infantil e shows de artistas nordestinos. Na edição deste ano, o festival cultural homenageia o Nordeste brasileiro, reverenciando a música, a fotografia, a dança e a arte da região.
Evento conta com exposição de obras de alunos de Artes Visuais da UFPI
Cacau Almeida, estudante do oitavo período do curso de Artes Visuais, participa da exposição imersiva em xilogravura, com cinco de suas obras selecionadas. Com experiência em exposições no Museu do Piauí e na Galeria de Artes Visuais do Mercado Velho, Cacau comenta sobre a idealização da mostra do Artes de Março. “A ideia era trazer a técnica da xilogravura para o ambiente do shopping através dessa exposição, idealizada e curada pelo artista Marcos P. Ele trouxe um acervo muito grande da família Borges, que é referência mundial dentro dessa área da gravura. Houve a transposição de diversas obras, além das obras do próprio Marcos, que trabalha com o formato digital, e o convite de outros artistas que executam com gravura manual”, comentou.
Cacau Almeida e Rejane Mary, artistas visuais do curso da UFPI, no Festival Artes de Março
Além de Cacau Almeida, outros estudantes e uma egressa do curso de Artes Visuais da UFPI marcam presença no projeto. É o caso de Lídia Bulgari e a egressa da referida graduação Rejane Mary, que têm quadros expostos no festival, e Williams Pereira, que, além dos quadros, trabalhou na execução da cenografia do evento. Cacau acrescenta que o projeto foi desenvolvido com o objetivo de evocar a familiaridade da cultura nordestina. “A ideia da cenografia era trazer uma arte muito presente na nossa cultura, que é a gravura, com cenas principalmente focadas no processo do próprio Marcos P. e também em toda a poética da família Borges, que são obras muito presentes no cotidiano nordestino e que representam características muito conhecidas nossas. Trazer um pouco dessa execução da gravura em suas diversas linguagens para a exposição, com uma multiplicidade de artistas que a possuem dentro do seu acervo”, ressaltou.
Exposição em xilogravura no Artes de Março contempla variedade de artistas
A exibição pode ser conferida próximo à entrada 6 do Teresina Shopping, na Avenida Raul Lopes. Além da exposição imersiva em xilogravura, há também a exposição de arte santeira em homenagem ao Mestre Expedito, como também fotografias, artes plásticas e caricatura.