Universitários, docentes e funcionários se reúnem na cerimônia de encerramento da Semana de Integração dos Residentes em Saúde da Universidade
Nesta segunda-feira (6/3), o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou a cerimônia de encerramento da Semana de Integração dos Residentes em Saúde da Universidade. O evento, que iniciou na quarta-feira (1/3), teve por intuito proporcionar o máximo de informações, bem como embasamento a respeito dos serviços prestados pelo HU à comunidade. Como um momento de acolhimento aos recém-ingressantes na residência, por meio do processo seletivo realizado pelo Exame Nacional de Residência (Enare/Ebserh), a programação teve por objetivo para além de promover uma familiarização, torná-los capacitados na sua atuação, agora como contribuintes para o funcionamento do HU/UFPI.
Foram recebidos no HU-UFPI aproximadamente 100 profissionais de saúde para qualificação, que irão ingressar em 22 programas de residência médica, 11 de multiprofissionais e 1 de Uniprofissional, que podem ter duração de 2 a 3 anos.
Reitor da Universidade, Gildásio Guedes, discursa em solenidade da residência do HU/UFPI
O Reitor da Universidade, Gildásio Guedes, aproveitou seu momento de fala, durante a cerimônia, para agradecer pela oportunidade de estar presente diante de grandes colaboradores que fazem parte da história do HU/UFPI. Ele destacou ainda a importância não só do evento, mas também da vivência hospitalar proporcionada dentro da academia aos universitários e futuros atuantes na área da saúde.“ Como reitor, para além de me sentir honrado por estar à frente dos demais presentes, um dos meu maiores anseios é que vocês possam aprender o máximo possível a respeito de suas respectivas profissões na área da saúde. A Universidade estará sempre de portas abertas para receber vocês que estão chegando, visando sempre proporcionar uma melhor capacitação, para que possam atender com qualidade a população”, enfatizou.
Autoridades da instituição federal abrem a cerimônia de encerramento do evento
Compuseram a mesa de honra, além do Reitor da Universidade; o Superintendente do HU, Paulo Márcio Sousa Nunes; e o Gerente de Ensino de Pós-Graduação do HU/UFPI, Carlos Eduardo Batista de Lima. Estiveram presentes na ocasião também o presidente do SESC Piauí, Francisco Valdeci Cavalcante; o Deputado Federal Flávio Nogueira; o ex-deputado e atual Secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) do Piauí, Fábio Abreu; docentes da UFPI, bem como servidores do HU.
Superintendente do HU/UFPI, Paulo Márcio Sousa Nunes, comemora excelência do HU/UFPI e recebe os residentes
Em seu discurso, o Superintendente do HU/UFPI, Paulo Márcio Sousa Nunes, afirmou se sentir honrado com a chegada dos novos residentes e evidenciou a importância do HU/UFPI, bem como seus feitos para o estado. "Eu queria começar agradecendo aos professores e colaboradores que tornam possível o funcionamento do HU, destacar também as parcerias, que possibilitaram o desenvolvimento da instituição. Reforço ainda a minha gratidão aos professores que ficaram à frente da acolhida aos universitários. Gostaria de dizer que o HU/UFPI hoje tem a segunda melhor avaliada residência profissional dentre os hospitais do País, de acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o que denota nosso compromisso de ensinar a medicina e a saúde, além de nosso trabalho como equipe”, destacou.
Gerente de Ensino de Pós-Graduação do HU/UFPI, Carlos Eduardo Batista de Lima, dá boas-vindas aos residentes
Para o Gerente de Ensino de Pós-Graduação do HU/UFPI, Carlos Eduardo Batista de Lima, todos os resultados vitoriosos do HU/UFPI são motivos de grande orgulho. Ao dar as boas-vindas aos residentes, ele destacou a importância da formação dos profissionais para o Estado. “Esta semana foi um momento oportuno, em que discutimos sobre os aspectos administrativos e educacionais, a forma como vocês podem se identificar e posicionar dentro da nossa instituição, demonstrando assim, a melhor capacitação que proporcionamos aos residentes. Eu anseio que vocês aproveitem esse hospital ao máximo, para além de atenderem os pacientes, se tornem pessoas melhores”, explicou.
Estudante de Serviço Social inicia período de residência no HU/UFPI
Recém-ingressa na instituição e atualmente residente do HU/UFPI, Geórgia Cabral participou da acolhida em todos os dias do evento. A estudante do Curso de Serviço Social da UFPI, animada, relatou estar muito ansiosa e pronta para enfrentar tudo o que a residência no HU/UFPI pode oferecer ao longo dos dois anos nos quais prestará serviço para a instituição. “Eu acho muito importante esse momento de integração, porque a gente conhece o hospital, a estrutura, os outros residentes e as outras profissões. Além disso, teve palestras de todos os tipos e temas na programação. Eu sou do Serviço Social, mas vi coisas da farmácia, da medicina, da psicologia e vários outros campos, isso com certeza vai agregar na minha trajetória profissional”, disse.
Homenagens - Após a abertura da Cerimônia e dos discursos dos presentes à mesa de honra, teve início as homenagens aos colaboradores que atuaram, assim como deram suportes significativos ao HU/UFPI. Na oportunidade, os docentes que formam o corpo da Universidade: Elisiane Gomes Bonfim; Ione Maria Ribeiro Soares Lopes; José Maria Correia Lima, Lauro Lourival Lopes Filho; Maria Rosalia Ribeiro Brandim; Raimundo José Cunha Araújo Júnior; Sergio Ibiapina Ferreira Costa; além dos parlamentares Flávio Nogueira e Merlong Solano; o Secretário da SADA, Fábio Abreu; e o presidente do SESC, Francisco Valdeci Cavalcante, foram agraciados com medalhas e certificado de honra ao mérito, por suas respectivas contribuições e engajamento na promoção de uma maior qualidade dos serviços do HU/UFPI para a comunidade piauiense.
A programação do evento, que ao longo da Semana abrangeu aspectos organizacionais, assistenciais, éticos, legais e relativos à pesquisa clínica e ensino, teve encerramento com a palestra do Jornalista Tony Trindade, sobre o tema "Do Rádio AM/FM ao ChatGPT", que ocorreu logo após as agraciações formais aos colaboradores. Antes da solenidade de encerramento, acompanhados do Reitor da UFPI e do Superintende do HU, os parlamentares homenageados visitaram as obras de reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
O Hospital Universitário (HU), conta hoje com 1817 servidores, 36 especialidades, 20 leitos de leitura de UTI e 201 leitos de internação,dando assim grande notoriedade a UFPI, ao proporcionar qualidade em serviços a comunidade piauiense. Mesmo na pandemia, o HU/UFPI foi a unidade da Universidade que mais cresceu ao atender pacientes com covid-19, aumentando sua capacidade de assistência a sociedade. Atualmente, formou 1000 residentes, os quais se tornaram aptos a adentrar na área da saúde.
Confira aqui o albúm de fotos oficial com os homenageados e presentes na solenidade.
Alguns dos homenageados: