Teve início nessa segunda (06/03) e segue até a sexta (10/03), o VI Seminário de Acompanhamento da Qualidade dos Programas de Pós-Graduação da UFPI. O evento é organizado na Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG). A programação contempla atividades que serão desenvolvidas pela Pró-Reitoria, Coordenações dos Programas, Bolsistas e Integrantes do Programa de Acompanhamento da Qualidade dos PPGs, além da realização de palestras e apresentações. O Seminário acontece de forma presencial e tem a participação dos gestores dos Programas acadêmicos e profissionais.
Com o objetivo de promover discussões acerca do diagnóstico, planejamento, socialização de experiências e avaliação sistemática dos PPGs, o seminário vai debater os principais avanços e os desafios de cada programa. O resultado final das discussões deve ser apresentado por meio do preenchimento da Plataforma Sucupira, à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES, Instituição que fomenta a Pós-Graduação no Brasil.
Para a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araujo, o evento é uma oportunidade de aperfeiçoar os trabalhos em cada programa. “Nessa edição buscamos descentralizar as ações, na expectativa de ter uma conversa mais próxima, realizar um diagnóstico da situação da pós-graduação após a avaliação quadrienal, e assim elaborar medidas de intervenção. Queremos realizar um mapeamento dos pontos positivos, desafios e traçar as estratégias de melhoramento dos programas, a partir do acompanhamento e assessoria da PRPG”, enfatiza.
Durante o evento, as coordenações de cada programa apresentam respostas às questões relacionadas à Avaliação Quadrienal 2017-2020 realizada pela CAPES, que tem o intuito de avaliar a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado, explica a Pró-Reitora. “Os coordenadores vão apresentar os pontos fortes e deficiências de cada programa, além da visão do futuro com as metas para a próxima avaliação quadrienal. O evento tem o intuito de buscar uma maior aproximação com os programas ao longo deste ano, não apenas durante o seminário, mas no sentido de fortalecer os PPGs a avançar cada vez mais, planejando essa melhoria com metas a curto, médio e longo prazo”, explica.
Abertura oficial - Na quinta (9/3) a partir das 14h, ocorrerá a solenidade de abertura das palestras e apresentações dos coordenadores. Ss palestras apresentadas na programação vão abordar aspectos como as dúvidas e preenchimento do relatório Sucupira, Planejamento Estratégico e Avaliação Institucional da Pós-Graduação da UFPI. Por fim, os coordenadores dos programas apresentarão o diagnóstico preliminar das suas análises, divididos pelas grandes áreas: Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar; Mestrados Profissionais.
A programação completa pode ser acessada aqui