Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI de Bom Jesus terá primeira defesa de tese de doutorado de um PPG fora do Campus de Teresina
Início do conteúdo da página

UFPI de Bom Jesus terá primeira defesa de tese de doutorado de um PPG fora do Campus de Teresina

Imprimir
Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 12h31

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias do Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus (PI), irá promover a primeira defesa de tese de Doutorado fora do Campus Petrônio Portella, em Teresina. A tese intitulada “Estudo da Suscetibilidade Magnética e do Carbono Orgânico em Perfis de Latossolos de Textura Arenosa Representativos do Cerrado Piauiense”, foi desenvolvida pelo doutorando Adriano Venicius Santana Guardaberto. A defesa irá ocorrer no dia 10 de março, às 8h da manhã, no auditório II do Núcleo de Pós-Graduação do CPCE/UFPI. WhatsApp_Image_2023-03-03_at_12.23.36_1_copy.jpeg

A defesa reforça a qualidade do Programa em um município que é reconhecido nacionalmente como a Cidade dos Doutores, segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA/UFPI), Rafael de Souza Miranda. “A coordenação do PPG em Ciências Agrárias externa a alegria e satisfação com a realização da primeira defesa de Doutorado. O município de Bom Jesus é reconhecido nacionalmente como a “Cidade dos Doutores”, mas estes eram oriundos de outras regiões. Após esse evento o programa estará formando profissionais do mais alto nível. Essa realização é um anseio antigo do corpo docente e dos gestores da UFPI, pois o programa foi prospectado com a missão de formar profissionais qualificados para desenvolver ciência e tecnologia relacionadas à Ciência do solo e Produção Vegetal na região sul do Piauí, com expertise nas diversas vertentes de solo, clima e adaptabilidade de espécies agrícolas”, comemorou.

WhatsApp_Image_2023-03-03_at_12.23.34.jpg

Doutorando Adriano Venícius Santana Gualberto

Adriano Venícius Santana Gualberto, doutorando, fala da satisfação em ser o primeiro aluno de PPG a ter a tese defendida fora da capital. “Muito importante enquanto profissional. Entendemos que é um marco regional, tendo em vista que a cidade de Bom Jesus é um dos maiores celeiros agrícolas do estado do Piauí e também é conhecida nacionalmente como “cidade dos doutores”, e passa, a partir de agora, a formar doutores”, contou satisfeito o aluno.

WhatsApp_Image_2023-03-03_at_12.23.36.jpeg

Orientador, Prof. Ronny Sobreira Barbosa


Para o orientador, Ronny Sobreira Barbosa, a pesquisa apresenta o potencial mineralógico do solo do Cerrado Piauiense e explora técnicas amplamente usadas no sudeste do Brasil, mas pouco exploradas nessa região. “O Cerrado Piauiense tem sido bastante utilizado para a produção agrícola, porém, apesar dos esforços dos pesquisadores, ainda se sabe pouco sobre os solos dessa região. E esse projeto foi executado com o intuito de estudar a mineralogia dos solos dessa região e utilizar essas informações não apenas para detalhar como se deu a formação desses solos, mas também para gerar informações importantes para produtores da região. O trabalho também apresentar o potencial de uma técnica alternativa para predizer a quantidade de goethita no solo, que é a suscetibilidade magnética. Essa ferramenta é muito usada no sul e sudeste do Brasil, mas ainda precisa ser explorada em solos do Cerrado Piauiense. Essa tese prova que isso é possível”, explicou.

Estarão presentes para compor a banca avaliadora o Prof. Ronny Sobreira Barbosa (UFPI), orientador; Prof. Yuri Jacques Agra Bezerra da Silva (UFPI), coorientador da tese; Prof. Júlio César Azevedo Nobrega, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Henrique Antunes de Souza, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); Prof. Ozeas S. Costa. JR, da The Ohio State University (USA); e Prof. Antônio Rafael Sánchez-Rodríguez, da Universidad de Córdoba (ES).


O PPGCA possui atualmente 37 discentes de Doutorado com matrícula ativa, divididos em duas áreas de concentração (Ciência do Solo e Produção). A previsão é que haja pelo menos 05 defesas até o mês de agosto de 2023. A expectativa é que os profissionais formados nos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Ciências Agrárias sejam inseridos nos diferentes setores públicos e privados do mercado para planejar, desenvolver, gerenciar e avaliar resultados gerados no setor agrícola, buscando racionalizar o uso dos recursos disponíveis nos aspectos econômico, ambiental e social.

 

Fim do conteúdo da página