Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Universidade realiza acolhida às equipes selecionadas pelo Programa InovaUFPI
Início do conteúdo da página

Universidade realiza acolhida às equipes selecionadas pelo Programa InovaUFPI

Imprimir
Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 10h12

WhatsApp_Image_2023-03-02_at_16.43.47.jpeg

Evento foi realizado no Auditório do Curso de Engenharia de Produção no CT/UFPI

Na terça-feira (28/2), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal do Piauí (PROPESQI) deu início às atividades do Programa InovaUFPI com a acolhida das nove equipes selecionadas via edital. O evento ocorreu no auditório do Curso de Engenharia de Produção no Centro de Tecnologia (CT). O Programa consiste em uma iniciativa da PROPESQI em parceria com o Sebrae, que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a inovação entre os estudantes, professores e pesquisadores da UFPI, estimulando a criação de startups e projetos inovadores que possam gerar impacto na sociedade e fortalecer o ecossistema de inovação. 

embateufpi-8.jpg

Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior

Durante a acolhida, o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI, professor Luiz de Sousa Santos Júnior, destacou a importância de ações desta natureza na universidade e reforçou os compromissos firmados entre os coordenadores das propostas no âmbito do Programa InovaUFPI. “A UFPI tem um compromisso com a inovação e o empreendedorismo e esse novo Programa será fundamental para fomentar o desenvolvimento de projetos inovadores e contribuir para a formação de uma cultura empreendedora na comunidade acadêmica”, afirmou. 

Com o apoio do SEBRAE e da FADEX, o Programa InovaUFPI vai oferecer capacitações e mentorias para as equipes participantes com o intuito de desenvolver as competências empreendedoras e tecnológicas, além de fornecer suporte técnico e financeiro através de bolsas para a viabilização dos projetos. Vale destacar, que as propostas inovadoras do programa estão em processo de pré-incubação na Incubadora de Base Tecnológica da UFPI (INBATE).

Na ocasião, a Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Keylla Urtiga, esteve presente e conversou com os pesquisadores vitoriosos. “A partir de hoje, 9 equipes de pesquisadores vão ingressar num processo de aceleração pioneiro em nossa instituição, em que terão apoio financeiro, capacitação em empreendedorismo e, em poucos meses, um espaço físico para começarem a se estabelecer como startups”, disse.

Ao longo do evento, os coordenadores de cada uma das equipes expuseram suas propostas que serão aceleradas pelo Programa.

embateufpi-13.jpg

Professor Alexandre dos Anjos (Departamento de Física - CCN/UFPI) foi um dos pesquisadores contemplados no edital com o projeto "A desidratação solar de alimentos para geração de renda na agricultura familiar"

SEBRAE participa do evento com capacitação aos pesquisadores

No evento, o SEBRAE apresentou a sua primeira proposta de capacitação para o InovaUFPI, o Programa Like a Boss.

WhatsApp_Image_2023-03-02_at_16.43.46.jpeg

Momento de capacitação promovida pelo SEBRAE PI

O Sebrae Like A Boss é um programa para criação de negócios inovadores, as startups. Neste espaço, os empreendedores são capacitados de forma prática com aulas e atividades no formato imersivo. A capacitação aborda temáticas como comportamento empreendedor, construção de um MVP, modelagem de negócios, transferência de tecnologia, inovação aberta, marketing, vendas, gestão de equipes e até relações com sócios/investidores. A ideia é que projetos e soluções que resolvam algum problema das pessoas chegue ao mercado em forma de negócio e/ou empresa, gerando resultados econômicos para as instituições ou pessoas envolvidas. 

À disposição do Programa InovaUFPI, o SEBRAE colocará a aceleradora Neo Ventures, que é uma empresa com sede no Rio de Janeiro, mas como atuação em vários estados. A empresa é conhecida como uma “Powerhouse” da Inovação que auxilia negócios a se manterem relevantes nos aspectos de Inovação. A empresa desenvolve trilhas de inovação para empreendedores e empresas, desde a capacitação e cultura, passando por inovação interna e aberta, até a criação de novos produtos e serviços. A companhia atua também nos aspectos de aceleradora e já ajudou na captação de mais de R$ 200 mil reais para startups.

"Esperamos apoiar esses empreendedores na validação de seus projetos e finalização dos protótipos para que possam chegar ao mercado e se conectar com potenciais clientes e investidores", frisou o Analista Técnico do SEBRAE - PI, Samuel Moraes de Melo.

embateufpi-3.jpg

Fim do conteúdo da página