Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Sob organização da UFPI, ONC realiza solenidade de premiação da Olímpiada em Teresina

Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 08h43

28022023-IMG_3331.jpg

Evento de entrega das premiações ocorreu no Auditório do Departamento de Biologia

Sob organização da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou-se na terça-feira (28/2), no Auditório do Departamento de Biologia do Centro de Ciências da Natureza (CCN), a solenidade de premiação da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2022. Na oportunidade, foram entregues, em cinco categorias, 170 medalhas, sendo 55 de ouro, 76 de prata e 39 de bronze. O evento contou com a presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; do Coordenador Geral do ONC, prof. Jean Carlos Antunes Catapreta; do Coordenador da ONC no Piauí; prof. José Milton Elias e da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, profa. Deborah Dettmam.

28022023-IMG_3267_copy.jpg

Mesa de honra da solenidade de premiação

Nesta edição, o evento teve a participação de mais de 3 milhões e 150 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio, advindos de 4.507 municípios de todos os estados do Brasil. Além de ser uma das maiores competições de conhecimento do país, a ONC é, atualmente, a olimpíada que mais premia meninas no mundo todo, conforme reconhecimento dado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

28022023-IMG_3317.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Em sua fala, o Reitor Gildásio Guedes honrou a excelência da ciência e destacou a relevância do evento no que tange aos avanços da universidade. “A Ciência abre portas internacionais e possibilita ao aluno um novo mundo de descobertas e conhecimentos. Cada medalha entregue tem um valor especial, é resultado de esforço. É um orgulho para a nossa universidade. Nos tornamos referência internacional considerando a importância que a olimpíada possui”, enfatizou.

28022023-IMG_3290.jpg

Coordenador Geral do evento, prof. Jean Catapreta

O Coordenador Geral do evento, prof. Jean Catapreta, ressaltou a importância da UFPI para a ONC e as conquistas adquiridas ao longo das edições. “Não existe, no Brasil, nenhum projeto de extensão com o tamanho da Olimpíada Nacional de Ciência, é o maior entre as universidades. Todos os anos temos inúmeros reconhecimentos, alguns feitos até mesmo pela ONU. Assim, é importante ressaltar que se não fosse pela UFPI o projeto, com essa magnitude, não existiria”, destacou.

28022023-IMG_3248.jpg

Coordenador da ONC no Piauí, Prof. José Milton Elias

O Coordenador da ONC no Piauí, Prof. José Milton Elias, classificou o avanço do Piauí ao longo dos anos e o espaço conquistado na competição. “O Piauí, de forma geral, tem sido a segunda força do ONC. Os resultados alcançados têm melhorado a cada edição que passa, estamos sempre nos destacando com ótimos índices. O nosso estado vem competindo com outros da região e aparece em boas posições”, salientou.28022023-IMG_3346_copy.jpg

Momento de entrega de certificados e medalhas

Fruto de um projeto de extensão da UFPI, a Olimpíada Nacional de Ciências se configura como a única Olimpíada do Conhecimento no Brasil inteiramente interdisciplinar, abrangendo conteúdos das áreas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. Executada com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, a ONC tem como comissão científica elaboradora a Associação Brasileira de Química, o Instituto Butantã, a Sociedade Astronômica Brasileira, a Sociedade Brasileira de Física e o departamento de história da UNICAMP, com o apoio financeiro.

28022023-IMG_3338.jpg

Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Deborah Dettmam, entrega medalha conquistada por aluno na Olimpíada

Em 2022, cerca de 300 mil alunos foram classificados para a segunda etapa, sendo destes 20 mil premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de vários alunos destacados com certificados de menção honrosa.