Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI discute acordo de cooperação com IBAMA; parceria visa ao impacto técnico e acadêmico

Última atualização em Quarta, 01 de Março de 2023, 09h19

28022023-AAA_0418.jpg

Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

Nesta terça-feira (28), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, esteve em reunião com o Superintendente substituto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA - Piauí), Rômulo Soares Pedrosa Neto. O encontro teve por intuito tratar de acordo de cooperação mútua relacionado aos Cursos de Engenharia, Medicina Veterinária e Agronomia. Além da proposta de construção, nas dependências da Universidade, de um Centro de Triagem de Animais Silvestres que também serviria para produção de pesquisa.

Para o Reitor Gildásio Guedes, a UFPI recebeu com entusiasmo a solicitação de audiência com o IBAMA, visualizando colher importantes frutos para ambos os lados. “Queremos que os nossos estudantes sejam absorvidos no Instituto como estagiários, do mesmo modo pretendemos que os professores da UFPI sejam aproveitados para orientação e manuseio de animais silvestres. Nesse sentido, estamos de portas abertas para desenvolvermos essas ações de modo conjunto”, disse.

28022023-AAA_0311.jpg

Superintendente substituto do IBAMA-PI, Rômulo Neto

O Superintendente substituto do IBAMA-PI, Rômulo Neto, conta que o acordo vai trazer resultados positivos e melhoria na prestação de serviços à sociedade piauiense. “Como a própria Constituição brasileira afirma que é dever de todas as instituições preservar e cuidar do meio ambiente, a UFPI entraria não só na parte de formação de profissionais, mas também teria suas ações potencializadas no que diz respeito à proteção no âmbito da gestão ambiental”, enfatizou.

Entre as propostas apresentadas na reunião, estão a possibilidades de estágios, a disponibilização de laboratórios para atividades de fins acadêmicos e práticos. Quanto aos cursos de engenharia, as demandas são relacionadas a estrutura, reforma e projetos de reestruturação no prédio do IBAMA com ajuda da comunidade acadêmica da UFPI.

A reunião também contou com a participação do Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPI), Willams Costa Neves; o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; os Assessores do IBAMA, Euller Martins Paiva e Francisco Macedo; e Fabiano Barbosa do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas - IBAMA).

28022023-AAA_0425.jpg