Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I Seminário de Comunicação Híbrida do CEAD inicia suas atividades nesta segunda (27)

Última atualização em Segunda, 27 de Fevereiro de 2023, 16h14

Com o intuito de promover debate a respeito das práticas de comunicação de Instituições de Ensino Superior (IES), teve início na manhã desta segunda-feira (27/02), a programação do I Seminário de Comunicação Híbrida: Protocolos de Ações Comunicacionais em IES. O evento ocorre no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), das 08h às 12h, e volta a ocorrer amanhã (28/02) no mesmo horário, presencialmente, e on-line, com transmissão no canal UFPI TV, no Youtube.

O evento faz parte de iniciativa do setor de Comunicação do Centro de Educação Aberta à Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), que visa demonstrar de que maneira é possível utilizar as tecnologias como ferramentas para realizar a aproximação entre a comunidade acadêmica, gestores e centros.

mesa_copy.png

Mesa de abertura do I Seminário de Comunicação Híbrida: Protocolos de Ações Comunicacionais em IES

Durante a abertura do Seminário, compuseram a mesa de honra, a Diretora e a Coordenadora do CEAD, profa. Lívia Fernanda Nery e a profa. Maria do Socorro de Andrade Oliveira, respectivamente; a Diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE), profa. Eliana de Sousa Alencar Marques; representando a Superintendente de Comunicação Social da UFPI, o Servidor Desenhista de Artes Gráficas, Renan Marques; e a Coordenadora de Comunicação Social da Universidade, Danielle dos Santos Maciel.

Fazendo as honras e abrindo o evento, a Coordenadora do CEAD, profa. Maria do Socorro de Andrade Oliveira, aproveitou seu momento de fala para agradecer a presença dos integrantes da mesa e da comunidade acadêmica inscrita no seminário. “Este é o primeiro seminário com essa temática proposta, a nossa intenção é falar um pouco de protocolos, sobre assessoria de imprensa, sobretudo, como a comunicação com os nossos alunos acontece no CEAD, além de como as redes sociais podem ser utilizadas dentro da educação”, explicou.

Para a Diretora do CCE, profa. Eliana de Sousa Alencar Marques, o Simpósio é uma iniciativa relevante que precisa ser valorizada e continuada, dado a importância de debater sobre o uso das tecnologias para suscitar os canais de comunicação dentro da UFPI. “A discussão proposta por esta iniciativa do CEAD é muito importante, pois a todo momento precisamos nos comunicar de maneira fluida com o corpo que constrói a Universidade, gestores, docentes, discentes e a própria Administração Superior. Nesse sentido, para que ocorra este diálogo precisa-se de um processo educativo, como o debate de hoje ", destacou.

O servidor Renan Marques dedicou seu momento de fala, em representação da Superintendência de Comunicação Social (SCS). Ele parabenizou a iniciativa por apresentar a dinâmica da comunicação social e institucional, em especial, da UFPI. “Certamente vão ser dias muito proveitosos, em que poderemos entender um pouco mais sobre o ‘comunicar’ na Universidade”, disse.

O pensar a comunicação institucional foi destacado durante o discurso da diretora do CEAD, Lívia Nery, a também pesquisadora deixou claro que a idealização do projeto foi norteada por uma questão, como a comunicação acontece no âmbito institucional, especificamente no CEAD e na Universidade. “É necessário pensarmos em como os espaços institucionais precisam tratar a comunicação, qual é o lugar dessa comunicação no espaço institucional, que políticas precisam ser pensadas para que essa comunicação realmente atinja seus objetivos plenos e qual é o lugar de cada sujeito, de cada pessoa neste processo, o qual estamos construindo no ambiente institucional, como servidores, docentes, discentes e como público”, complementou.

Sem_título_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.png

Palestra "Práticas e Diálogos com a assessoria" abre I Seminário do CEAD

Iniciando a programação do evento, a palestra de tema “Práticas e Diálogos com a assessoria" foi ministrada pelo prof. e integrante da assessoria de comunicação do CEAD, Ricardo Felipe Dantas Mousinho, com mediação da Coordenadora de Comunicação Social da UFPI, Danielle Maciel. Na ocasião, foi demonstrado como funciona a rotina de um assessor, especialmente, o trabalho da assessoria do CEAD e da UFPI. “A assessoria trabalha em várias frentes, cobrindo evento, fazendo entrevista, sugerindo pautas para a mídia, preparando materiais físicos e digitais, no gerenciamento de redes sociais, e por isso a equipe de comunicação precisa ser grande, nesse propósito”, destacou Ricardo.

apresentaçã_renan.png

Em seguida, continuando a discussão, o prof. Renan Marques apresentou a estrutura da Superintendência de Comunicação (SCS) da Universidade, apontando ainda dados dos canais de comunicação da UFPI, produções, e aspectos que evidenciam o trabalho da comunicação da instituição.

palestra_ultima_copy.png

Palestra sobre  protocolos técnicos e estratégias de comunicação, ministrada pela profa. Socorro de Andrade

Finalizando o primeiro dia do evento, a Coordenadora do CEAD abordou sobre a atuação do Centro durante a pandemia, através de ferramentas tecnológicas, e a respeito dos protocolos técnicos e estratégias de comunicação utilizadas para informar a comunidade acadêmica do que acontece nos campi. A programação continua amanhã com as palestras "Usabilidade e Acessos Google” e "Institucionalização de Marcas e Mídias IES”, ministrada por Everton Gomes Dias e Jader Damasceno, respectivamente.