Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio discute internacionalização com Universidade Soka em reunião da ANDIFES

Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 16h46

WhatsApp_Image_2023-02-24_at_08.27.52.jpeg

Ao centro da foto Reitor Gildásio Guedes ao lado de dirigentes durante reunião do Conselho Pleno da Andifes

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, esteve presente na 157ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior que aconteceu em Brasília (DF) nos dias 14 e 15 de fevereiro. O Reitor, que também é presidente da Rede de Universidades Federais do Nordeste (Rene) da Andifes, coordenou o encontro regional que discutiu estratégias de internacionalização junto à Universidade Soka, no Japão, e à ONU.

WhatsApp_Image_2023-02-24_at_08.27.53.jpeg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Segundo o professor Gildásio Guedes, a oportunidade também foi essencial para alinhar as questões orçamentárias que garantam o funcionamento pleno das Universidades. “Durante a reunião da Rede de Reitores do Nordestes discutimos a mobilidade acadêmica não só com a Universidade Soka, mas também com a United Nations Academic Impact (UNAI), iniciativa das Nações Unidas que congrega Instituições de Ensino Superior de todo o mundo comprometidas com a promoção de princípios globais”, explicou.

Já no segundo dia de reunião do Conselho Pleno da Andifes, os dirigentes receberam a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda. O encontro teve por intuito debater sobre a retomada do lugar estratégico das universidades federais no desenvolvimento da ciência brasileira, além de tratativas acerca da ampliação do orçamento para a pasta, e solicitações de apoio e fomento para as ações de assistência estudantil voltadas à pós-graduação.