Da direita para a esquerda, o superintendente da Fadex/UFPI, Antônio Vinícius Oliveira; o secretário de Administração e da Previdência do Piauí, Samuel Pontes; e o Reitor Gildásio Guedes
O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, visitou na manhã desta quinta-feira (16) a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, com o intuito de promover uma aproximação institucional. Na ocasião, o Reitor se reuniu com o Secretário da pasta, Samuel Pontes, e com o Superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), Antônio Vinícius Oliveira.
Durante a reunião, foram discutidas maneiras de fortalecimento de vínculos entre as instituições, bem como as formas de continuidade dos projetos do Governo do Estado já existentes e apoiados pela FADEX. O Reitor colocou a Universidade como parceira de novas iniciativas a serem incrementadas, sobretudo com o aporte financeiro da Fundação. “Buscamos medidas para fazer a UFPI participar ativamente dessas ações. Confiamos no potencial dos nossos professores, estudantes e corpo técnico de modo geral”, destacou Gildásio.
FADEX
A FADEX foi criada em 2005 para apoio de planos, programas e projetos (científicos e tecnológicos, de desenvolvimento, pesquisa, ensino, extensão, de institucional e inovação) da UFPI e de outras instituições de ensino superior ou instituições científicas, tecnológicas e de inovação, públicas ou privadas, como fundação de apoio.
Desde sua fundação, já foram executados mais de 900 projetos por meio de contratos e convênios diretos com parceiros e clientes. A FADEX assegura a execução, para garantir maiores níveis de produtividade das atividades acadêmicas.
Antes de assumir a Secretaria, o professor da UFPI, Samuel Pontes, ocupava o cargo de Superintendente da FADEX, sendo substituído pelo também professor da Instituição, Antônio Vinícius. A eleição é realizada pelo Conselho Curador da Fundação, do qual o Reitor Gildásio Guedes é Presidente.