Professores da UFPI, Secretários de Estado ao lado de atletas em Badminton
Na quinta-feira (15), o Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí recebeu a visita da Secretária Estadual de Esportes, Josiene Campelo, e do Secretário de Estado da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Silva. O encontro teve como objetivo conhecer o espaço disponibilizado pela Instituição para as atividades do Centro de Referência Paralímpico. O Centro é fruto de uma parceria entre a UFPI e o Comitê Paralímpico Brasileiro, consistindo em espaço de fomento do esporte paralímpico e de desenvolvimento de atletas. Atualmente, são ofertados treinamentos a crianças e adolescentes com deficiências nas modalidades Atletismo, Natação e Badminton.
A Secretária dos Esportes, Josiene Campelo, pontuou que é essencial o incentivo ao esporte para pessoas com deficiência, visto que por meio da atividade física essas pessoas têm condições de superar suas limitações físicas e se tornarem atletas de alta performance.
O esporte promove inclusão social, favorece à saúde mental e promove inúmeros benefícios à saúde física das pessoas com deficiência, acrescentou a Prof.ª Dionis Machado, chefe do Departamento de Educação Física da UFPI.
Para Mauro Silva, Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, a proposta de unir as duas secretarias para impulsionar o paradesporto no Piauí é fundamental como forma de garantir a inclusão.
Visita ao Centro de Treinamento de Badminton da UFPI
Os secretários visitaram também o Centro de Treinamento de Badminton da UFPI, o maior da América Latina, e tiveram a oportunidade de conhecerem vários atletas medalhistas na modalidade.
O Prof. Sérgio Galán, Coordenador de Programas, Projetos e Eventos de Cultura, Esporte e Lazer da UFPI, apresentou todas as dependências do espaço aos secretários e mostrou os excelentes resultados que a equipe de Badminton do Piauí vem alcançando em competições nacionais e internacionais.
Estiveram presentes também os professores de Educação Física Mauro Petman, Priscila Rossi e Nathalia Leão, representando o Comitê Paralímpico Brasileiro. Nas dependências do Setor de Esportes da UFPI também funciona as atividades do Centro de Referência Paralímpico do Piauí.
A professora Dionis Machado finaliza dizendo que a visita marcou um importante momento de articulação entre a Universidade e demais órgãos governamentais do Estado no intuito de promover a inclusão e abrir as portas da UFPI em benefício da comunidade teresinense.