Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Solenidade e homenagens marcam início das comemorações do cinquentenário do CCHL
Início do conteúdo da página

Solenidade e homenagens marcam início das comemorações do cinquentenário do CCHL

Imprimir
Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2023, 10h06

15022023-AAA_0079.jpg

Mesa de honra da abertura da solenidade

Em celebração ao cinquentenário do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (CCHL), foi realizada na tarde da quarta (15/02), no Cine Teatro, solenidade alusiva à história e trajetória do centro. Durante a programação, estiveram presentes o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo; a diretora do CCHL, Profa. Edna Goulart, o vice-diretor do Centro, João Benvindo; o presidente da comissão do cinquentenário do CCHL, Prof. Vitor Sandes; o Secretário de Planejamento do Estado, Prof. Washington Luis Bonfim, representando o governador Rafael Fonteles; a Secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa; e o Secretário Municipal de Educação, Prof. Nouga Cardoso.

15022023-AAA_0223.jpg

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo.

Para o vice-reitor, Viriato Campelo, além de celebrar a existência do centro, a solenidade reafirma também o compromisso da Instituição em trabalhar por melhorias dentro da Universidade. “Em um curto espaço de tempo, não é fácil conquistar tudo que o CCHL alcançou. Tomamos essa celebração como uma forma de reforçar nossa perseverança de construir novas mudanças e melhorar a nossa Universidade. O papel da UFPI é produzir conhecimento, e é nisso que vamos focar”, enfatizou.

15022023-AAA_0221.jpg

Profa. Edna Goulart, diretora do CCHL.

A diretora do CCHL, profa. Edna Goulart, frisou que a existência de meio século do centro é resultado do trabalho e cooperação mútua entre aqueles que compõem o Centro. “Para celebrar o cinquentenário, escolhemos uma forma para que todos nós, professores, servidores, alunos de graduação e pós-graduação pudéssemos fazer nossos balanços dessa comemoração. Acreditamos que juntos, a partir de nossos campos conceituais, poderemos contribuir e fazer parte da história do CCHL. Não haveria 50 anos se as áreas de Humanas e Letras não tivessem se envolvido sobre todas as formas e construído um itinerário de dar honra e fortalecer a ciência, a pesquisa, extensão e, sobretudo, sociabilidade, democracia e participação", apontou. 

Programação 

Abrindo a solenidade, houve apresentação da Camerata Professor Emmanuel Coelho Maciel, que apresentou uma mostra do Espetáculo Luar do Sertão, que traz representatividade de músicas regionais brasileiras. Após a apresentação musical, foi formada mesa de honra com a participação de professores, discentes, autoridades e servidores do CCHL, que discursaram sobre a importância e suas vivências no CCHL.

15022023-AAA_0024.jpg

Camerata Professor Emmanuel Coelho Maciel durante abertura da solenidade.

Na oportunidade, também foi feita a entrega de homenagens a ex-diretores e servidores, que contribuíram na fundação, construção e emancipação do centro. Os certificados foram entregues aos docentes: José de Ribamar Freitas; Edna Goulart; José Camila da Silveira Filho; Charles Carvalho da Silveira; Fabiano de Cristo Rio Nogueira; Marcelino Leal Barroso; Francisco das Chagas Rodrigues; Maria do Carmo Bezerra Maciel; Antônio Fonseca dos Santos;  Pedro Vilarinho Castelo Branco; Ricardo Alaggio Ribeiro; Carlos Pereira de Andrade e ao vice-reitor, Viriato Campelo. 

15022023-AAA_0268.jpg

Professores foram homenageados pelas suas respectivas contribuições ao CCHL.

Também compuseram a mesa de honra: a presidente da ADUFPI, Profa. Marli Clementino Gonçalves; o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel e o jornalista Zózimo Tavares Mendes, presidente da Academia Piauiense de Letras. 

A programação completa também contou com trasmissão ao vivo, através do canal da UFPI TV, no youtube. 

Centro de Ciências Humanas e Letras

O Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí foi fundado em 15 de fevereiro de 1973. O centro é sucessor da Faculdade de Direito do Piauí, instituida em março de 1931, e da Faculdade de Filosofia do Piaui, insituida em junho de 1957, ambas incorporadas pela UFPI em março de 1971. Atualmente, cerca de 4 mil e 500 alunos e 250 professores compôem o CCHL, distribuidos em 13 de cursos de graduação e 10 de pós-graduação. 

 Confira o álbum de fotos da solenidade

 

 

 

Fim do conteúdo da página