Entre os dias 4 e 6 de maio, o Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebe o VI Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (CIAPS). Este ano, o evento será apresentado em presencial. Ao longo dos três dias, os participantes discutirão sobre o tema “Contribuições da Saúde Digital para a Saúde da Mulher no contexto da APS” e terão a oportunidade de atualização, aprendizagem e buscar de novos conhecimentos com enfoque nos eixos: saúde digital; saúde da mulher; redução da mortalidade materna e tradução para tomada de decisão.
Nesta edição, a programação é voltada para o público multiprofissional e multidisciplinar, bem como graduandos de várias áreas do conhecimento, no qual, conferências e oficinas serão voltadas para discutir sobre medicina tradicional; fitoterapia para saúde da mulher; interoperabilidade da saúde digital na APS; inovações digitais na avaliação da saúde da mulher; analise de dados sobre mortalidade materna; realidade virtual para o ensino da saúde; análise de mapas de evidências, dentre outros assuntos.
Para apresentar estes temas estratégicos e voltados para o âmbito da pesquisa científica, o evento é composto por um time de convidados dentre eles: Luiz Roberto Oliveira (UFC); Brigitte Cote (Canadá); Sandro Nhaia (MedRoom); Zilma Silveira (UFMG); Regina Amélia Lopes (UFMG); Ricardo Ghelnan (CABSIN); Antônio Carlos Seixlack (ABFIT) e pesquisadores da UFPI como: Keylla Urtiga; Marta Rosal e Lis Marinho.
Além disso, o evento terá um espaço destinado para submissão de resumos para apresentação, onde acadêmicos de graduação e pós-graduação, profissionais de saúde demais interessados em pesquisas podem se inscrever.
As oficinas serão voltadas para práticas integrativas para saúde da mulher; prescrição clínica de fitoterápicos; inteligência artificial e a saúde da mulher, componentes da Rede Cegonha; análise de dados sobre a saúde da mulher; práticas tradicionais e participação das parteiras na APS; Notificação da Sífilis na APS; Metaverso, dentre outros temas.
O VI CIAPS é uma realização do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NUEPES), Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher (PPGSM), Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS)
Em Breve abertura das inscrições e informações sobre valores e instruções para submissão de trabalhos.
Para mais informações sobre o evento acesse: @ciaps2023.