Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI discute as comemorações dos 50 anos do Centro de Ciências da Saúde

UFPI discute as comemorações dos 50 anos do Centro de Ciências da Saúde

Última atualização em Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 14h54

REUNIAO_50_ANOS_CCS-14.jpgVice-Reitor Viriato Campelo ao lado de professores do CCS

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (15) no Salão Nobre, o Vice-Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Viriato Campelo, recebeu a direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS), coordenadores de curso e chefes de departamento do referido centro com o intuito de discutir a programação, ao longo de 2023, de evento que celebra os 50 anos do CCS, comemorados oficialmente na data de hoje.

No encontro, foram debatidas ideias e o cronograma para a comemoração, como eventos integrados com todos os cursos, homenagem a servidores, prestação de serviços à comunidade acadêmica e externa. Vale também mencionar a publicação de um livro que conte a história do CCS escrito por cada departamento que compõe a unidade.

REUNIAO_50_ANOS_CCS-4.jpg

Vice-Reitor Viriato Campelo

Para o Vice-Reitor a comemoração dos 50 anos do centro mostra a importância da sua criação para a formação de muitos profissionais. “O CCS é um forte centro de produção de ensino. Hoje é responsável pela formação de mais de cinquenta por cento dos profissionais da área de saúde do estado. Nesse sentido, queremos fazer um evento que não só celebre, mas que também alcance a comunidade através de programas pela nossa Rádio Universitária FM. Nós também planejamos um livro. Dessa forma, pretendemos com isso divulgar cada vez mais a grande instituição de ensino e produtora de conhecimento que é a Universidade Federal do Piauí”, disse.

REUNIAO_50_ANOS_CCS-6.jpg

Arquimedes Cavalcante, diretor do CCS

O Diretor do CCS, Arquimedes Cavalcante, comenta que em média 400 profissionais de saúde nas áreas de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Odontologia, Farmácia e Nutrição são formados por ano. “O CCS tem como missão orientar e subsidiar o ensino e o cuidado, considerando-se a pluralidade, a inclusão e a diversidade, no sentido de fortalecer a rede de educação na saúde para qualificação de graduandos e pós-graduandos da área. É o grande contribuidor da maior parte dos profissionais de saúde da comunidade piauiense”, declarou.

O CCS é um dos mais antigos centros que compõem a Universidade Federal do Piauí. Foi institucionalizado em 1973, tendo origem nas Faculdades de Medicina e de Odontologia do Piauí. Nos anos seguintes, foram criados os cursos de Enfermagem e Educação Física, Nutrição e Farmácia. A estrutura organizacional é formada por 13 Departamentos, 6 Coordenações de cursos de graduação e 8 coordenações de cursos de Pós-graduação com mestrado e doutorado. O Centro conta com 319 docentes em atividade, 103 profissionais técnico administrativos, colaboradores terceirizados e 2.264 discentes matriculados na graduação, além dos da pós-graduação e cursos de especialização.

Também estiveram presentes na reunião a Profa. Carla Maria de Carvalho, Vice-Diretora do CCS; Regilda Moreira-Araujo, Pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação (PRPG); Gilvo de Farias Júnior, coordenador do curso de Nutrição; Profa. Karla Rovaris da Silva, Coordenadora do Curso de Odontologia; Profa. Hilris Rocha, Coordenadora do Curso de Farmácia; Profa. Dionis Machado, Chefe do Departamento do Curso de Educação Física; Profa. Tereza de Galiza, Coordenadora do Curso de Enfermagem.