Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Ministro do Desenvolvimento Social discutem sobre o uso do carvão à base de babaçu

Última atualização em Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 17h15

132c490c bf2e 4e65 9dcd 272df1037a90

Professores da UFPI ao lado do Ministro do Desenvolvimento Social e a Secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humano

Professores do Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais (Geapi) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) reuniram-se, na manhã de sábado (11/2), com o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e a Secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humano, Regina Sousa. O encontro teve como pauta o desenvolvimento do carvão ecológico à base de babaçu e aconteceu na Secretaria Estadual da Assistência Social, em Teresina.

O projeto de pesquisa, desenvolvido na Universidade, tem o diferencial de aproveitar a casca do coco babaçu e produzir o carvão com baixa emissão de dióxido de carbono (CO2) no processo de produção e consumo, sendo uma fonte de renda sustentável e de baixo impacto ambiental.

Além dos professores Assis Mota, Tarso Castelli, Francisco Bruno e Nayara Cardoso, do Geapi, também estavam presentes profissionais da Associação das Quebradeiras de Coco, entidade que representa as mulheres da região.