Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Secretaria de Segurança discutem ações para ampliar bem-estar da comunidade no Campus de Teresina

Última atualização em Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 12h05

SEGURANÇA_REUNIÃO.jpg

Reunião foi realizada Salão Nobre da Reitoria

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, recebeu no Salão Nobre da Reitoria, na sexta (10) o diretor de Polícia Comunitária da Secretaria de Segurança do Piauí, Coronel Renato Alves. Na reunião, foram tratados pontos para intensificar a segurança da comunidade acadêmica no Campus Ministro Petrônio Portella. Entre as sugestões apresentadas, estão a criação de uma assessoria de segurança, formada por nomes com experiência nessa área, além da implementação de uma base móvel de polícia comunitária.

Como política de fortalecimento da segurança, a Universidade irá reforçar o serviço de moto vigilância, além de realizar revezamento, no turno da noite, de vigilantes que atuam nos setores administrativos para fortalecer o bem-estar da comunidade acadêmica nos setores onde ocorrem as aulas.

SEGURANÇA_REUNIÃO-28.jpg

Reitor Gildásio Guedes

Na oportunidade, o Reitor Gildásio Guedes destacou a importância do encontro dentro da intensificação da segurança que tem sido proposta na UFPI. "Nessa reunião de hoje, dialogamos sobre o que pode ser melhorado no nosso Plano de Segurança Interno, pensando nas ações mais adequadas a serem tomadas. Estamos acolhendo sugestões de diretores de centro, buscando ideias de todos. Hoje discutimos a implementação de uma assessoria de segurança na nossa Universidade, assim como trabalhar ações com o batalhão de polícia da região. Importante pensar que algumas medidas simples podem trazer grandes melhorias", ressalta. O reitor acrescenta que está em contato com o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, e solicitou uma audiência para tratar questões relacionadas à proteção da comunidade acadêmica.

SEGURANÇA_REUNIÃO-35.jpgCoronel Renato Alves

O Coronel Renato Alves relata como o diálogo da UFPI com a PM, pode reforçar a segurança: “Estamos propondo algumas ideias como a criação da assessoria de segurança e a criação de uma Base Móvel de Polícia Comunitária. Toda a comunidade acadêmica vai ser beneficiada, assim como a população que vive nas adjacências, também faremos um trabalho fora do campus. Sabemos que essas discussões em conjunto, podem render bons frutos, encontrando alternativas. Hoje tivemos a participação de vários diretores de centro, na reunião, que trouxeram sugestões viáveis e que podem ser colocadas em prática”, explica.

SEGURANÇA_REUNIÃO-22.jpg

Também estiveram presentes na reunião: o Vice-Reitor, Viriato Campelo; a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam; o Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Willams Costa Neves; o Diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Edmilson Miranda; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Mônica Arrivabene; a Diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Edna Juazeiro;  Diretor do Centro de Tecnologia (CT), Marcos Lira; o Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Arquimedes Cardoso; o Diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT), Edinaldo Mousinho; a Diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE), Eliana Alencar; o Vice-Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância, Ildemir Ferreira; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Sousa Gomes; o Prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek e o Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, Luís Carlos Sales, e demais integrantes da Administração Superior.

Mais ações

Na Universidade, outras ações também têm sido adotadas no apoio à questão de segurança e bem-estar, como reforço na iluminação em vias internas, interlocução com a Prefeitura de Teresina para a substituição de lâmpadas com defeito em vias públicas e limitação do acesso a vias exclusivamente internas da UFPI, após às 22 horas. O Campus de Teresina possui em seu quadro de vigilantes aproximadamente 190 profissionais, entre postos armados, desarmados e servidores efetivos.