Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI inicia Jornadas Científicas da Residência Médica e da Residência Multiprofissional 
Início do conteúdo da página

HU-UFPI inicia Jornadas Científicas da Residência Médica e da Residência Multiprofissional 

Imprimir
Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 15h57

semanaresidencia-20.jpg

Solenidade de Abertura dos eventos

Iniciaram na manhã desta segunda-feira (6) a XIV Jornada Científica da Residência Médica e a III Jornada Científica da Residência Multiprofissional  do HU-UFPI. A solenidade de abertura contou com a participação do Reitor Gildásio Guedes e do Superintendente do HU-UFPI/EBSERH, Paulo Márcio Nunes. O evento vai até o dia 10 de fevereiro e contará com a apresentação de 91 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em 23 Residências Médicas e dois programas multidisciplinares. 

A apresentação do TCC é requisito obrigatório para adquirir a aprovação final na Residência, além do cumprimento integral da carga horária prevista. Durante a preparação, os residentes possuem curso de metodologia científica, qualificação com as bancas e desenvolvimento de um pré-projeto, antes da defesa final.

semanaresidencia-16.jpg

Reitor da UFPI Gildásio Guedes

Para o reitor da UFPI, esse é um momento em que o HU traz muita felicidade para a Instituição, por apresentar um trabalho organizado e com bons resultados. “Precisamos de jovens determinados, com vontade de aprender e de servir, para construirmos uma das melhores instituições públicas desse país”, celebrou Gildásio. O Hospital é considerado o 3° melhor centro hospitalar público e a 5° Instituição Pública mais bem avaliada do país, conforme levantamento da Controladoria Geral da União. 

semanaresidencia-4.jpg

Superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio Nunes

Atualmente, o HU realiza cerca de mil atendimentos por dia, em mais de 30 especialidades médicas e cerca de 100 ambulatoriais, com aprovação média de 98% dos usuários dos serviços. O Superintendente do Hospital, Paulo Márcio, destaca a constante qualificação da equipe, com o oferecimento de mais de dez mil cursos de gestão hospitalar. “Esse é o resultado do trabalho de cada um, independente de crises. O HU está pronto para se consolidar como a principal Instituição Pública do estado”, afirma. 

Estiveram presentes ainda o Coordenador Executivo da Residência Médica da UFPI, Avelar Alves; a Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e em Áreas Profissionais da Saúde, Maria Rosália Ribeiro; a Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde, Maria das Graças Freire; o Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Carlos Eduardo Batista; a Chefe da Unidade de Gestão de Pós-Graduação, Lia Vaz; o Coordenador da Residência Médica (COREME), Luís Gustavo Cavalcante; o vice-coordenador da COREME, José Maria Correia; e a Coordenadora de área da Residência Multiprofissional em Saúde - alta complexidade, Laís Arilo. 

semanaresidencia-33.jpg

Ciclo de Palestras de Prevenção e Combate ao Câncer

Em ação pela Prevenção e Combate ao Câncer HU antecipa mais de 100 memografias que estavam em fila de espera

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 4 de fevereiro e ao Dia da Mamografia (5/2), os profissionais do HU-UFPI também realizaram nesta segunda-feira ações voltadas para sensibilização quanto à prevenção dos mais diversos tipos de câncer. 

Durante a manhã, pacientes e acompanhantes participaram de um ciclo de palestras sobre os principais tipos de câncer, exames de diagnóstico, formas de prevenção, bem como o fluxo de agendamento de consultas oncológicas. As palestrantes foram as oncologistas do HU-UFPI Pollyana Cardoso, Carla Sena e Sávia Normando, além das dermatologistas do hospital Ana Lúcia França e Yáscara Lages. 

Já no período da tarde, ocorrerá uma Agenda Especial da Mamografia, a partir da agilização de mais de 100 exames de mamografias que estão na fila do SUS para realização no HU. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que até o ano de 2025 serão registrados mais de 700 mil casos de câncer no Brasil, sendo cerca de nove mil desses diagnosticados anualmente no Piauí, o que justifica a necessidade de atenção e urgência da temática. 

Fim do conteúdo da página