Cerimônia de lançamento do Programa de Aceleração da Startup Piauí
Buscando fomentar o conhecimento, a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo, a Universidade Federal do Piauí participou da solenidade de lançamento do Programa Startup Piauí, aceleradora estadual de empresas inovadoras, que tem objetivo de apoiar o surgimento de novos negócios em diferentes áreas para geração de empregos. O projeto irá contemplar 400 startups e utiliza a metodologia do Institute Technology de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos. A cerimônia de lançamento aconteceu no sábado (4/02), no Salão Nobre do Palácio de Karnak, centro de Teresina.
A solenidade de lançamento da incubadora do Governo do Estado contou com presença dos professores Travis Hunt, Diretor do Massachusetts Institute of Technology, Shari Loessberg, Professora do Massachusetts Institute of Technology e Scott Stern, Professor do Massachusetts Institute of Technology.
Reitor Gildásio Guedes
O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, esteve presente na solenidade e lembrou que, em nível de Instituição, já há políticas implementadas para incentivar o empreendedorismo. E que a Universidade é sempre parceiras de iniciativas para fomentar a inovação. “A Universidade já vem trabalhando há bastante tempo em projetos que impulsionam o empreendedorismo. Recentemente tivemos o Edital InovaUFPI, e agora estamos trabalhando junto ao Governo do Estado do Piauí para agregar na pesquisa, inovação e no desenvolvimento do nosso estado. Desde o início nos integramos e começamos a agir”, declarou. O programa InovaUFPI busca apoiar professores e alunos da instituição na criação de ideias, desenvolvimento de produtos, soluções, processos ou serviços inovadores para ações de incubação de negócios. Do total de 28 equipes inscritas, 8 foram selecionadas para a etapa da pré-incubação na Incubadora de Empresas e Base Tecnológica de Teresina (INBATE).
Governador Rafael Fonteles
Para o governador do Piauí, Rafael Fonteles, o avanço do projeto Startup Piauí deve ocorrer pautado na rede de relacionamentos que possibilita esse crescimento, com a participação de diferentes grupos. “ O principal objetivo dessa parceria com o MIT e a Estônia é tornar o nosso estado, o mais digital do Brasil nos seus processos públicos e tornar o nosso ecossistema de Startups, referência no Brasil e no mundo. Com isso precisamos dos investidores, universidades e empreendedores caminhando juntos, para que possamos fomentar esse ecossistema." pontua
Presidente da Investe Piauí, Victor Hugo
O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, aproveitou a oportunidade para destacar a participação das instituições de ensino superior. “Esse é um projeto que inicia hoje e junto com a Investe Piauí a ideia é fomentar esse programa de inovação. Contamos com as Universidades do estado abraçando esse projeto do governo, os reitores são entusiastas da tecnologia e da inovação abraçando esse projeto, o que nos deixa muito satisfeitos”, pontua.
O Piauí e o Rio de Janeiro são os únicos estados do Brasil que contam com o suporte e o acompanhamento direto do MIT que é referência mundial em pesquisa e tecnologia. Pela primeira vez, professores do Instituto de Pesquisa estiveram presentes para discutir sobre o Startup Piauí.
Coordenadora de Pesquisa e Inovação da UFPI, prof Keylla Urtiga, em reunião durante o lançamento do programa
A programação continuou com atividades à tarde. Na ocasião, a Coordenadora de Pesquisa e Inovação da UFPI, prof Keylla Urtiga, ressaltou o compromisso institucional da Universidade em apoiar o empreendedorismo inovador. “Nossa cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação com o meio produtivo está em processo de consolidação e para acelerar o ecossistema inovador em nossa comunidade e contribuir com o REAP, a universidade tem ações já em execução, como é o caso do InovaUFPI. É uma ação pioneira da nossa Universidade que vai apoiar o desenvolvimento de tecnologias para atender as demandas do setor produtivo, uma ação de incubação de negócios que está alinhada com o Startup PI.” destaca. Também estava presente o Superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), Antônio Vinícius Oliveira Ferreira.
Confira mais imagens da solenidade:
Reitor Gildásio ao lado de professores do MIT