Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa do lançamento do Programa Startup Piauí
Início do conteúdo da página

UFPI participa do lançamento do Programa Startup Piauí

Imprimir
Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 15h41

MITREAP-13.jpgCerimônia de lançamento do Programa de Aceleração da Startup Piauí

Buscando fomentar o conhecimento, a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo, a Universidade Federal do Piauí participou da solenidade de  lançamento do Programa Startup Piauí, aceleradora estadual de empresas inovadoras, que tem objetivo de apoiar o surgimento de novos negócios em diferentes áreas para geração de empregos. O projeto irá contemplar 400 startups e utiliza a metodologia do Institute Technology de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos. A cerimônia de lançamento aconteceu no sábado (4/02), no Salão Nobre do Palácio de Karnak, centro de Teresina. 

A solenidade de lançamento da incubadora do Governo do Estado contou com presença dos professores Travis Hunt, Diretor do Massachusetts Institute of Technology, Shari Loessberg, Professora do Massachusetts Institute of Technology e Scott Stern, Professor do Massachusetts Institute of Technology.

MITREAP-63_copy.jpgReitor Gildásio Guedes

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, esteve presente na solenidade e lembrou que, em nível de Instituição, já há políticas implementadas para incentivar o empreendedorismo. E que a Universidade é sempre parceiras de iniciativas para fomentar a inovação. “A Universidade já vem trabalhando há bastante tempo em projetos que impulsionam o empreendedorismo. Recentemente tivemos o Edital InovaUFPI, e agora estamos trabalhando junto ao Governo do Estado do Piauí para agregar na pesquisa, inovação e no desenvolvimento do nosso estado. Desde o início nos integramos e começamos a agir”, declarou. O programa InovaUFPI busca apoiar professores e alunos da instituição na criação de ideias, desenvolvimento de produtos, soluções, processos ou serviços inovadores para ações de incubação de negócios. Do total de 28 equipes inscritas, 8 foram selecionadas para a etapa da pré-incubação na Incubadora de Empresas e Base Tecnológica de Teresina (INBATE). 

MITREAP-35.jpg

Governador Rafael Fonteles 

Para o governador do Piauí, Rafael Fonteles, o avanço do projeto Startup Piauí deve ocorrer pautado na rede de relacionamentos que possibilita esse crescimento, com a participação de diferentes grupos. “ O principal objetivo dessa parceria com o MIT e a Estônia é tornar o nosso estado, o mais digital do Brasil nos seus processos públicos e tornar o nosso ecossistema de Startups, referência no Brasil e no mundo. Com isso precisamos dos investidores, universidades e empreendedores caminhando juntos, para que possamos fomentar esse ecossistema." pontua

MITREAP-16.jpg

Presidente da Investe Piauí, Victor Hugo

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, aproveitou a oportunidade para destacar a participação das instituições de ensino superior. “Esse é um projeto que inicia hoje e junto com a Investe Piauí a ideia é fomentar esse programa de inovação. Contamos com as Universidades do estado abraçando esse projeto do governo, os reitores são entusiastas da tecnologia e da inovação abraçando esse projeto, o que nos deixa muito satisfeitos”, pontua. 

O Piauí e o Rio de Janeiro são os únicos estados do Brasil que contam com o suporte e o acompanhamento direto do MIT que é referência mundial em pesquisa e tecnologia. Pela primeira vez, professores do Instituto de Pesquisa estiveram presentes para discutir sobre o Startup Piauí.

 
WhatsApp_Image_2023-02-06_at_08.41.38.jpeg

Coordenadora de Pesquisa e Inovação da UFPI, prof Keylla Urtiga, em reunião durante o lançamento do programa 

A programação continuou com atividades à tarde. Na ocasião, a Coordenadora de Pesquisa e Inovação da UFPI, prof Keylla Urtiga, ressaltou o compromisso institucional da Universidade em apoiar o empreendedorismo inovador. “Nossa cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação com o meio produtivo está em processo de consolidação e para acelerar o ecossistema inovador em nossa comunidade e contribuir com o REAP, a universidade tem ações já em execução, como é o caso do InovaUFPI. É uma ação pioneira da nossa Universidade que vai apoiar o desenvolvimento de tecnologias para atender as demandas do setor produtivo, uma ação de incubação de negócios que está alinhada com o Startup PI.” destaca. Também estava presente o Superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), Antônio Vinícius Oliveira Ferreira.

 

Confira mais imagens da solenidade:

MITREAP-59.jpgReitor Gildásio ao lado de professores do MIT

MITREAP-33.jpg

MITREAP-43.jpg

MITREAP-68.jpg

Fim do conteúdo da página