Nesta sexta-feira (3), o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, participou de encontro com acadêmicos de Medicina da Instituição e o superintendente do Hospital Universitário (HU-UFPI), Paulo Márcio Sousa Nunes, para discutir as políticas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero. A discussão aconteceu na sala de teleconferência do HU também com a presença de professores das disciplinas de Psiquiatria, Ginecologia e Medicina Legal da Universidade.
Acadêmicos de Medicina da UFPI na sala de teleconferência do HU-UFPI
A palestra inicial foi proferida pelo delegado João Marcelo Brasileiro, coordenador do Núcleo de Estatística de Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), de tema “Estatísticas da violência de gênero no Estado do Piauí: retrato atual”.
Mesa de abertura do evento
Na sequência, o professor Leonardo Luz, do departamento de Medicina Especializada, abordou a “Violência de gênero: aspectos psíquicos de uma mazela social”, seguido pela professora Lia Cruz Damásio, do departamento Materno Infantil, que ministrou o “Atendimento ginecológico às vítimas de violência: aspectos médicos e legais”. As atividades encerraram após a fala da professora Lianna Mendes, do departamento de Medicina Especializada, com a temática “O que todo profissional de saúde precisa saber para auxiliar e não atrapalhar uma perícia médico-legal em vítima de violência sexual”.