Nos últimos 30 anos o Brasil melhorou o seu desempenho em competições internacionais de Matemática. Na principal dessas competições, a International Mathematical Olympiad (IMO), o Brasil saltou de penúltimo lugar (em 1979) para a faixa dos 30% melhores ao longo da última década. Os investimentos, públicos e privados, resultaram em melhorias na formação de recursos humanos para o país e ampliaram o acesso a uma educação científica e tecnológica mais especializada. Um dos principais objetivos da Olimpíada Piauiense de Matemática (OPM) tem sido identificar alunos talentosos e ajudá-los a desenvolver suas potencialidades.
Na edição de 2013 da IX OPM, participaram alunos aprovados na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática - OBM. O grupo incluiu alunos de várias cidades do Piauí, entre elas: Cocal dos Alves, Joaquim Pires, Parnaíba e Teresina.
A competição foi realizada em dois níveis: Sênior (Ensino médio) e Júnior (Ensino fundamental do 6º ao 9º ano). As provas, cada uma com seis questões, foram aplicadas nos Campi da UFPI de Parnaíba e Teresina, na tarde do dia 09 de novembro de 2013.
Criada em 1998, a Olimpíada Piauiense de Matemática é um evento de extensão da Universidade Federal do Piauí e, na edição de 2013, apresentou os seguintes alunos premiados:
A coordenação do evento entrará em contato com os alunos para realizar a entrega das premiações. Para demais esclarecimentos, enviar e-mail para Paulo Sérgio Marques dos Santos (
Para mais informações: Prof. Paulo Sérgio (86) 8816-6258 e Prof. João Benício (86) 9986-5847