Com o objetivo de alertar sobre o combate da Hanseníase e divulgar informações a respeito da doença, no mês de janeiro, é realizada a campanha “Janeiro Roxo”. Em alusão ao tema, a mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (Renasf) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Francilany Martins e a Prof. Olívia Dias de Araújo desenvolveram a cartilha “De olho na Alimentação & Hanseníase”. O trabalho busca divulgar orientações para alimentação dos pacientes em poliquimioterapia, tratamento realizado em pessoas diagnosticadas com a doença.
Cartilha traz orientações sobre alimentação adequada durante o tratamento da Hanseníase
A cartilha é um produto da dissertação "Construção e Validação de uma Tecnologia educativa para orientação nutricional de pessoas com hanseníase”, pesquisa apresentada pela nutricionista e mestra Francilany Martins, como trabalho final no curso de mestrado. Na ocasião participaram da qualificação e aprovação do projeto, o vice-reitor, Prof. Viriato Campelo, a Profa. Karoline de Macedo Gonçalves Frota e a Profa. Francisca Teresa de Galiza. O material foi lançado durante a programação do “Janeiro Roxo 2023”, realizado pelo Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN/UFPI) e Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI).
Mestra Francilany Martins
No combate da hanseníase, é importante a atuação interprofissional e o nutricionista tem um importante papel na alimentação adequada do paciente. Na elaboração, as autoras optaram por destacar o regionalismo na escolha do conteúdo apresentado, como explica a Prof. Olívia: “É uma cartilha voltada para a nossa região, com um olhar mais voltado para a nossa alimentação. Tivemos a preocupação de priorizar alimentos da nossa alimentação, com produtos típicos e locais, acessíveis para a população”, destaca.
Prof Olivia Dias
A cartilha está disponível para a comunidade e pode ser acessada aqui.