Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > LEDOC promove IV Seminário Integrador da Licenciatura em Educação do Campo

LEDOC promove IV Seminário Integrador da Licenciatura em Educação do Campo

Última atualização em Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 15h57

Abertura_com_músico_e_professor_Vagner_Ribeiro.jpg

Abertura do IV Seminário Integrador da LEDOC com performance do músico e professor Vagner Ribeiro

No período de 18 a 20 de janeiro, no Auditório do Colégio Técnico de Teresina (CTT), foi realizado o IV Seminário Integrador da Licenciatura em Educação do Campo, que teve como tema: Educação do Campo: Luta Coletiva, Agroecologia e Formação Humana. O evento surgiu da necessidade de dar continuidade aos debates e discussões em torno da Educação do Campo no referido curso de licenciatura da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

ledoc2.jpg

Abertura do evento com a presença das professoras Clarice Zientarski, da Diretora do CCE, prof. Eliana Alencar, e docentes da Ledoc

Segundo a Coordenadora do evento, professora Sandra Cardoso, a Educação do Campo tem como raízes de sua constituição a luta histórica dos movimentos sociais pela terra, processo que engendra a luta por direitos sociais, dentre os quais a educação. Nesse processo, a agricultura camponesa vem se articulando aos conhecimentos da agroecologia e fortalecendo um modo alternativo de produzir condições para existência humana no campo.

Além disso, o evento também teve como intuito divulgar as experiências de pesquisa e intervenção desenvolvidas pelos licenciandos do curso durante o Tempo-Comunidade, numa articulação direta com os estudos realizados durante o Tempo-Universidade, sob orientação dos docentes do Curso.

Finalização da mesa redonda sobre Agroecologia e Agricultura familiar - prof. Sandra Cardoso -LEDOC , prof. Daniel Louçana -CCA, prof. Cristiane- CTT, Kalil Luz - SEMAM e Cícero Costa - Agroflorestor

Dessa forma, o seminário foi estruturado em sete momentos: duas palestras; duas mesas-redondas; apresentação de pôsteres, socializando as pesquisas realizadas por discentes da Ledoc; oficinas; apresentação de poesias abordando temas propostos pelo evento; exposição de fotografias que retratam as vivências e realidades do campo; e momentos culturais com a presença do músico e professor Vagner Ribeiro, ator e humorista Amauri Jucá, Flemeds e banda Five Hard, formada por estudantes de música da UFPI.

Vale mencionar que o encontro contou com a presença de palestrantes internos, como o professor Daniel Louçana da Costa Araújo (CCA), o professor Elmo de Souza Lima (CCE), os estudantes de pós-graduação Maria Raquel Lima (PPGEd) e Raimundo Nonato de Sousa Silva (Prodema), além da professora Clarice Zientarski, da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pela palestra de abertura.

O evento também contou com a colaboração do corpo docente e técnico da Ledoc, os discentes do curso ainda atuaram como monitores, ajudando na elaboração e execução das atividades, que teve apoio da FUNACI, ADUFPI, FETAG, PRIL e representantes políticos, como o deputado Lima e vereador Dudu.

Encerramento_do_evento.jpeg

Para a coordenadora Sandra Cardoso, o seminário foi de grande importância para o curso e teve seus objetivos alcançados. Durante todo o evento teve a exposição denominada “Os Viveres e os Re-Viveres das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu”.