Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRPG lança edital de seleção de bolsa para Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior
Início do conteúdo da página

PRPG lança edital de seleção de bolsa para Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

Imprimir
Última atualização em Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 15h53

portico_frente_crop_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFPI lançou nesta sexta-feira (27) o edital de seleção interna para bolsa no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES). A proposta oferece uma vaga a cada Programa de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu com doutorado que possua nota igual ou superior a quatro na Avaliação Quadrienal da Capes. 

Durante o prazo do edital, cada PPG deve fazer a ampla divulgação do edital e da seleção interna. O período de inscrições deverá ocorrer entre os dias 1° e 3 de fevereiro. Além disso, a seleção poderá classificar excedentes, para casos de desistência ou impedimento dos alunos classificados.

O Programa possui um período mínimo de 6 meses e máximo de 10 meses de duração. Além das bolsas, o estudante receberá auxílios para deslocamento, instalação e seguro saúde. Os valores das bolsas podem ser acessados neste link. 

O objetivo geral do programa será de auxiliar no processo de internacionalização da UFPI, ampliando as oportunidades de colaboração entre grupos de pesquisas internacionais, bem como a visibilidade da Instituição no exterior. Após o período da bolsa, os PPGs deverão promover um seminário para divulgação da pesquisa e da experiência dos bolsistas no exterior. 

Documentação

Para a inscrição, além do histórico acadêmico atualizado, o candidato deverá apresentar proposta de pesquisa detalhada em desenvolvimento do doutorado, explicitando as etapas já realizadas e as que deverão ser realizadas durante o período no exterior.

Além disso, é necessário uma Carta do orientador brasileiro, com a previsão da data de defesa da tese, justificando a necessidade da bolsa e demonstrando interação com o coorientador no exterior. O candidato precisa apresentar, ainda, comprovante de que possui proficiência em língua estrangeira  e currículo resumido do coorientador no exterior. 

Etapas

Entre a data de publicação do edital (27) até o dia 31/1, caberá à PRPG e aos PPGs  a divulgação dos requisitos de seleção. A partir de então, até o dia 3/2, cada Programa deverá desenvolver seu edital de seleção interna, com resultado até o dia 24/2. 

Após as análises de possíveis recursos interpostos, os candidatos terão entre 15/3 e 3/4 para inscrição no Sistema da CAPES. A relação de inscrições homologadas será divulgada no dia 20/4 e a emissão das cartas de concessão ocorrerá a partir do dia 29/5. Já as atividades no exterior poderão iniciar entre os meses de setembro e novembro de 2023. Todas as etapas podem ser conferidas no Anexo I do edital. 

O edital completo pode ser acessado aqui

Fim do conteúdo da página