UFPI e SBPC firmam parceria para realização de evento em comemoração ao bicentenário da Batalha do Jenipapo
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai sediar, nos dias 13 e 14 de março, o Encontro Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Piauí, que vai ser realizado em comemoração ao bicentenário da Batalha do Jenipapo. O apoio foi garantido durante reunião realizada na tarde desta quinta-feira (26) pelo Vice-Reitor da UFPI, no exercício da Reitoria, Viriato Campelo, com a secretária-geral da SBPC, Cláudia Linhares.
De acordo com o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, a universidade permite uma visibilidade e uma oportunidade para discutir os problemas do Piauí com representantes institucionais de todo o Brasil. “Foi uma reunião bastante produtiva e nela pudemos assegurar todas as condições necessárias para a realização desse evento. Começaremos a trabalhar o mais breve possível para que tudo ocorra da melhor forma possível”, disse.
Secretária-geral da SBPC, Cláudia Linhares
A secretária-geral da SBPC, Cláudia Linhares, classificou o evento como uma oportunidade para a comemoração e refundação de um Brasil que está sendo construído para os próximos 200 anos.
“A Batalha do Jenipapo foi decisiva para a Independência do Brasil, pois consideramos que foram as batalhas que se sucederam ao grito de independência que realmente fundaram o Brasil como nação. Quando a SBPC vem até essa terra ancestral que é considerada o berço da civilização, estamos possibilitando, por meio da ciência, a busca por soluções para problemas que são comuns a todos nós. Queremos mostrar para todo o país que a Batalha do Jenipapo foi uma batalha nossa e por todos nós”, destacou.
Após a reunião realizada no Salão Nobre da Reitoria da UFPI, os representantes da SBPC visitaram os auditórios onde o evento vai ser realizado para verificar os equipamentos existentes e os que deverão ser providenciados. O evento conta com transmissão pelo canal oficial da SBPC, no Youtube, para todo o Brasil.
Representante da SBPC no Piauí, Profª Olívia Perez
A representante da SBPC no Piauí, Profª Olívia Perez, enfatizou que vão ser realizados debates sobre a ciência com especialistas de todo o país. "Essa é uma oportunidade para levantarmos diversas questões e até resolver diversos problemas, até porque problemas a gente resolve com ciência", falou.
Além dos dois dias de evento que será realizado na UFPI, no dia 15 de março vai ser feita uma visita à cidade de Campo Maior - local onde aconteceu a Batalha do Jenipapo. A programação completa, que dispõe de importantes palestrantes nacionais, será divulgada nos canais de comunicação da UFPI e da SBPC em breve.
Poderão participar estudantes da graduação, da pós-graduação e professores. As inscrições serão realizadas virtualmente e começarão no início do mês de fevereiro (em data a ser confirmada). Os participantes credenciados que comparecerem às atividades receberão certificados.
Também estiveram presentes à reunião Profª Deborah Dettmam, titular da Pró-Reitoria de Extensão de Cultura; Prof. Francisco Nascimento, coordenador dos Programas Stricto Sensu da PRPG da UFPI; e Fernanda Albuquerque, representante da SBPC nacional.