Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições abertas para o I Encontro de Jurimetria do Piauí
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para o I Encontro de Jurimetria do Piauí

Imprimir
Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 16h47

IMG-20230126-WA0010.jpg

Será realizado no dia 7 de fevereiro, no horário das 14h às 17h, o I Encontro de Jurimetria do Piauí. O evento é promovido pelo Laboratório de Colaboração Estatística da UFPI e pelo Grupo R-Ladies Teresina e coordenado pela Profa. Rita Lima (Curso de Estatística). As inscrições podem ser realizadas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no período de 26 de janeiro a 3 de fevereiro. O Encontro será promovido na Sala de Vídeo do CCN II.

Saiba mais sobre Jurimetria

A jurimetria (estatística aplicada ao direito) proporciona o alinhamento de conhecimentos da área do Direito, da Estatística e da Tecnologia da Informação, ideia já executada em outros campos, como na Medicina, Engenharia, Ciências Políticas, entre outros. A paulatina expansão do uso da jurimetria está relacionada com o alto acúmulo de dados gerados pelos sistemas da Justiça e necessidade de localizar as diretrizes para as decisões e posturas institucionais que tendem a ser exigidas com celeridade e eficiência diante das respostas entregues à sociedade com políticas judiciárias que visem a democratização do acesso à Justiça e da cidadania.

A importância de estudos jurimétricos pode ser revelada através do planejamento, avaliação e melhoria de políticas públicas partindo do Poder Judiciário. Há um aprimoramento na percepção do Direito, superando a limitada a análise dos possíveis significados legais que podem a resultados construídos apenas no pensamento, que não sejam científicas. Com efeito, a utilização da estatística no direito, como instrumento de análise concreta e objetiva dos processos, da realidade forense, das motivações que levam as pessoas a submeter determinadas demandas ao Judiciário permite um entendimento mais ampliado e aprofundado da estrutura do Poder Judiciário.

Fim do conteúdo da página