Na manhã desta quinta-feira (26), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, recebeu a Comissão Estadual do Programa Mais Médicos, para tratar sobre demandas e futuras parcerias junto à Universidade. Presente na reunião o Deputado Federal Francisco de Assis Oliveira Costa garantiu apoio ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do programa no Piauí.
Segundo o Reitor Gildásio Guedes, a UFPI apoia e estimula o desenvolvimento de práticas que visam o fortalecimento da saúde primária no Piauí. “O Programa possibilita levar atendimento médico para as áreas mais distantes do centro urbano. Nesse sentido, a UFPI assume o papel de instituição não só promotora de conhecimento, mas também de se preocupar com o bem-estar da população”, ressaltou.
A Comissão, fundada em 2013, faz os acompanhamentos mensais do Mais Médicos, e tem representantes de várias instituições como o Ministério da Saúde, o Conselho Estadual de Saúde, o Conselho de Secretarias Estaduais, a Secretaria Estadual de Saúde, além da própria UFPI. A comissão tem como seu tutor o Vice-Reitor, Viriato Campelo.
Viriato Campelo, Vice-Reitor da UFPI
Para Viriato o Programa Mais Médicos tem muito significado para o fortalecimento do sistema de saúde do Brasil e do Piauí. “O programa possibilita não só atendimento de saúde nos cantos mais distantes do país, como também para o próprio desenvolvimento do sistema de saúde público”, disse.
Ivani Braga, coordenadora da Comissão Estadual do Programa Mais Médicos
Segundo Ivani Braga, coordenadora da Comissão Estadual do Programa Mais Médicos, a reunião teve por objetivo inicial atualizar os dados, no estado, desde a fundação do programa. “Neste primeiro momento, discutimos como estão e como ficarão as futuras vagas para o programa e como acontecerão os seus preenchimentos, além de alinhar todas as demandas”, afirmou.