Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe Deputado Federal Francisco Costa para discutir implantação do curso de Medicina em Floriano

Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 15h59

WhatsApp Image 2023 01 27 at 10.34.40

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, recebeu na manhã desta quinta-feira (26), o Deputado Federal Francisco Costa para retomada dos trabalhos de implantação do curso de medicina no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) em Floriano. O desejo da Universidade de criar o curso ganha nova perspectiva diante do término da vigência da Portaria N° 328, do Ministério da Educação, de abril de 2018, que suspendeu por cinco anos a publicação de editais de chamamento público para autorização de novos cursos de graduação em Medicina.

Nesse sentido, o reitor da UFPI tem fortalecido interlocução com a bancada federal em busca do apoio e recursos para erguer as instalações do curso e mobilização junto ao MEC para obter vagas de professores e técnicos necessárias para tornar realidade esse grande sonho da comunidade florianense e região.
medicinafloriano-17.jpg

Reitor Gildásio Guedes

“O benefício do curso de medicina em Floriano será imensurável e o objetivo é expandir o atendimento do SUS, entregar um atendimento de qualidade com esse intercâmbio entre universidade, estado, município e região. E ainda nesse começo podemos dizer que a população de Floriano está ansiosa com essa novidade”, afirmou Gildásio Guedes.

Presente à reunião, o Vice-Reitor Viriato Campelo enfatizou que a atual gestão da Universidade tem trabalhado para a criação do Curso de Medicina em Floriano desde que assumiu a Instituição, no final de 2020, em alinhamento com a comunidade do Campus.

medicinafloriano-18.jpg

Vice-reitor Viriato Campelo

"Já fizemos o delineamento de toda a aérea a ser beneficiada com o curso, como também os procedimentos pedagógicos da estrutura da nova graduação." adiantou Viriato. "Assumimos aqui o compromisso de, em um prazo rápido, finalizar a proposta do curso para apresentar ao deputado Francisco Costa para que ele possa iniciar seu trabalho de apoio a essa importande demanda para Floriano e região", completou o vice-reitor..

medicinafloriano-8.jpg

Deputado Federal do PIauí, Francisco de Assis Oliveira Costa

O Deputado Federal Francisco Costa disse que a reunião foi importante para iniciar a organização de esforços necessários para a implantação do curso e consolidar a parceria com a Universidade. “Semana passada, eu tive uma reunião com a Secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, profa. Denise Pires de Carvalho, e ela se mostrou muito interessada em ajudar. E vamos abraçar esse projeto para ser um parceiro da Universidade Federal do Piauí, não só para implantação do curso de medicina, mas também colocando à disposição para várias outras pautas que possam engrandecer e qualificar a educação superior do estado do Piauí”, destaca.

Também estiveram presentes, o Diretor de Gestão de Recursos da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), Ricardo Alaggio, e a Chefe de Gabinete da Reitoria, Carminda Luzia da Fonseca Reis Silva.

medicinafloriano-12.jpg