Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lançamento de edital para doutorado sanduíche no exterior encerra "I Internacionaliza UFPI"
Início do conteúdo da página

Lançamento de edital para doutorado sanduíche no exterior encerra "I Internacionaliza UFPI"

Imprimir
Publicado: Quarta, 25 de Janeiro de 2023, 09h36

O I Simpósio “Internacionaliza UFPI” teve seu encerramento na tarde da terça-feira (24/1). A programação continuou com a conferência do professor Madson Góis Diniz (UFPE) que trouxe o debate do tema “Internacionalização, governança e Ações Transversais na Pós-Graduação: o caso da UFPE - Assessoria Internacional da UFPE”. Ao final do dia, houve o lançamento do edital de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDES). O evento foi realizado presencialmente no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

Captura_de_Tela_11.png

Professor Madson Góis Diniz (UFPE)

Na ocasião, o professor iniciou abordando as ações mapeadas para mudanças na internacionalização da Pós-Graduação, sendo elas atualizações nos convênios; institucionalização dos convênios; mobilidade virtual; ampliação de co-tutelas; fortalecimento do ensino de idiomas na Universidade com a oferta de cursos à comunidade acadêmica; tradução dos sites e componentes dos Programas de Pós-Graduação e disciplinas colaborativas com professores brasileiros e estrangeiros. Madson Góis também explicou que, no caso da Universidade Federal de Pernambuco, essas modificações proporcionaram melhores resultados na pós-graduação. “Precisamos entender que a participação da diretoria foi essencial para absorver as lacunas que dificultavam o fortalecimento da internacionalização”, completou.

AAA 0222

Deyna Francélia, doutoranda na Universidade do Porto

O evento prosseguiu com os relatos de experiências de doutorandos que tiveram a oportunidade de estudar em outros países. A doutoranda Deyna Francélia, do Programa de Pós-Graduação de Farmacologia da UFPI, teve a possibilidade de ir para Portugal para a realização do doutorado sanduíche. Deyna destacou a importância da experiência para a internacionalização do ensino. “O Programa se tornou uma oportunidade de aprender novos métodos, encontrar novos contatos, ampliar o currículo e facilitar a colaboração de publicações”, declarou a doutoranda.

AAA 0230

Israel Alves, doutorando na Universidade de Nottingham

Já para Israel Alves, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI, se envolver com o doutorado sanduíche na Inglaterra durante 7 meses trouxe a perspectiva de continuar os estudos referente ao principal teórico que pesquisa desde a graduação. “Para quem possui o interesse, o preparo e planejamento é um dos pontos principais que ajudam o estudante a conquistar um doutorado no exterior”, afirmou Israel.

Lançamento do Edital de Doutorado Sanduíche no Exterior - PRPG/UFPI 

O último evento do “Internacionaliza UFPI” trouxe a divulgação do lançamento do edital de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDES) através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFPI. Com duração de no mínimo 6 meses e máximo de 10 meses, o objetivo do doutorado no exterior é apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de bolsas aos cursos de Doutorado reconhecidos pela CAPES. O estágio no exterior abrange uma bolsa individual e contempla, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.

AAA 0234

Pró-reitora da PRPG, Regilda Moreira-Araújo

Regilda-Moreira Araújo, Pró-reitora de Pós-Graduação, declarou que o processo de internacionalização traz uma riqueza de experiência e se torna cada vez mais importante na instituição. “Buscamos sempre estimular os discentes da Universidade com o intuito de contribuir principalmente para o ensino e para a convergência entre as culturas”.

Confira mais sobre o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior através do link.

Fim do conteúdo da página