Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio Guedes participa de audiência com o Presidente Lula e Ministro da Educação

Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 15h29

d8e06802 5484 48d7 bdca a559b91c1b91

Ministro da Educação, Camilo Santana, e reitor Gildásio Guedes

Nesta quinta-feira (19), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, marcou presença na primeira reunião de reitores de universidades e institutos federais com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Educação, Camilo Santana. O encontro teve como pauta “Diálogos com reitores sobre as novas perspectivas do Ensino Superior do país” e aconteceu no Palácio do Planalto em Brasília (DF).

O Reitor Gildásio Guedes avaliou a reunião entre os dirigentes das instituições de ensino e o governo federal como positiva. “Um encontro esperançoso e com boas intenções. Nas palavras do nosso ministro da educação e do presidente, houve o comprometimento com a autonomia da universidade, a recuperação do nosso orçamento e a manutenção dos alunos nas salas de aulas para reduzir a evasão. Assim queremos construir a UFPI e colaborar com o crescimento do Brasil”, afirmou.

Compromissos foram firmados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, com o anúncio da retomada de investimentos em programas, obras, fortalecimento da autonomia das universidades e no reajuste nos valores das bolsas da Capes e do CNPq. Segundo ele, “o presidente já tem determinado estudo e avaliação para reajuste das bolsas”.

O presidente Lula assegurou estreitar relações com as universidades públicas e ouvir propostas. “Nós vamos fazer uma reunião anual. Eu e Haddad [ministro da Fazenda] colocamos em prática a ideia que vocês apresentarem como pautas de reivindicação. Ficamos de estudar e, no ano seguinte, avaliarmos o que tinha sido atendido e ouvir novas pautas", disse o presidente.

Na cerimônia, também acompanhavam o chefe do executivo os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; da Casa Civil, Rui Costa; da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; e do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca.