Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto da UFPI aprovado pelo CNPq vai promover atividades científicas em escolas do Piauí e Maranhão

Última atualização em Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 17h22

Equipe colaboradores Projeto CNPq 2jpeg

Com o intuito de criar um Clube de Ciências itinerante e presencial com ações que promovam atividades científicas investigativas em escolas de Floriano (PI), Barão de Grajaú (MA) e cidades circunvizinhas, o projeto “Como? Por quê? O Clube de Ciências promovendo o conhecimento científico na escola” conquistou aprovação de financiamento na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 39/2022. O projeto tem coordenação da professora Raquel Sousa Valois, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Campus Almícar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí (CAFS/UFPI).

Nesse sentido, os trabalhos contam com a colaboração de professores das áreas das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) vinculados à UFPI, à UFMG, à UECE e também de professores da educação básica com atuação em robótica. Além disso, terá parceria com a Exposição da Coleção de História Natural da UFPI (CHNUFPI). A proposta é que as atividades de divulgação científica aconteçam durante o período de 28 meses.

De acordo com a professora Raquel Valois, estão previstas a realização de cursos de formação e atualização sobre alfabetização científica e ensino de ciências por investigação para professores e licenciandos, criação de kits de atividades investigativas, além de atividades eletrônicas interativas de cunho científico usando arduinos e confecção de materiais didáticos e inclusivos utilizando impressão 3D.

“Destacamos que o Projeto em questão está vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências de Biologia (GEPECBio) e ao Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia (LENCIBio), ambos liderados pela professora Raquel Sousa Valois”, ressaltou a professora Raquel.

Em breve, vão ser divulgadas informações sobre seleção de bolsistas para atuação no Projeto.

Mais informações, acesse a página do Instagram @gepecbiocafs ou e-mail: