Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI publica Calendário Acadêmico 2023 da Pós-Graduação Stricto Sensu

UFPI publica Calendário Acadêmico 2023 da Pós-Graduação Stricto Sensu

Última atualização em Terça, 17 de Janeiro de 2023, 13h21

portico_frente_crop_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou nesta terça-feira (17) o calendário acadêmico de 2023 para os cursos da pós-graduação stricto sensu. O calendário foi elaborado totalizando a quantidade de 100 dias letivos.

Matrículas – A matrícula institucional da pós-graduação Stricto Sensu 2023.1 será realizada nos dias 06 e 07 de fevereiro nas secretarias dos PPGs (conforme cronograma de agendamento de cada programa de Pós-Graduação). A matrícula curricular (destinada a vincular o aluno às disciplinas) está prevista para acontecer entre os dias 10 e 13 de março. Já as matrículas em caráter extraordinário (em vagas remanescentes e alunos especiais) acontecerão no dia 17 de março.

Aulas - As aulas do primeiro período de 2023.1 começam no dia 20 de março. De 10 a 29 de abril, acontecerá um recesso de 20 dias na pós-graduação (período de férias docentes). O reinício das aulas acontece no dia 02 de maio e seguirá até 11 de agosto, quando encerra o período letivo.

MonitoriaO lançamento do edital para monitoria voluntária da pós-graduação será no dia 27 de março.

Alinhamento de calendários - Um dos destaques do Calendário Acadêmico de 2023 da Pós é um maior alinhamento das datas com as da graduação e também com as férias docentes, explica a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo.

“Antes de fecharmos as datas, reunimos PRPG e PREG para aproximarmos o máximo possível as datas. Este trabalho realizado em equipe foi o que propiciou alinharmos a proposta da pós-graduação com as necessidades da graduação, colocando períodos de recesso quando forem as férias docentes da graduação”, explicou.

O Calendário Acadêmico de 2023 traz também os eventos que serão promovidos ao longo do ano pela PRPG. Antes mesmo do início do primeiro semestre letivo, no próximo dia 24 de janeiro, será realizado o I Simpósio de Internacionalização da UFPI. Já entre os dias 06 e 10 de março acontecerá o VI Seminário de Acompanhamento da Qualidade dos Programas de Pós-Graduação da UFPI. Nos dias 11 e 12 de maio, acontece o III Seminário de Ética e Pesquisa da PRPG/UFPI. E encerrando as atividades do período, nos dias 10 e 11 de julho acontece o I Seminário de qualidade/excelência de dissertação e tese da UFPI.

Confira o Calendário Acadêmico da Pós-Graduação Stricto Sensu, na Resolução CEPEX Nº 413/2023.