Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Rádio Universitária lança nesta quinta (12) série de programas especiais sobre música autoral piauiense

Escrito por Renata Santos | Última atualização em Sexta, 13 de Janeiro de 2023, 09h31

Como incentivo e valorização à produção musical do estado, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) lança o projeto “História da Música Autoral Piauiense”, composto por cinco programas de rádio, que serão transmitidos ao vivo, pela Rádio FM Universitária (96,7) às quintas-feiras, das 11h às 12h. A estreia do programa é nesta quinta (12/01) e as demais transmissões acontecerão nos dias 19 e 26 de janeiro e também nos dias 2 e 9 de fevereiro.

A iniciativa terá apresentação do vice-reitor, Prof. Viriato Campelo, idealizador do programa. "Os programas são um esforço da Universidade para recuperar toda essa longa trajetória da música piauiense, que iniciou-se na UFPI, ainda nos primeiros anos seguintes da sua criação, por volta de 1974, quando nasceu esse processo a partir dos festivais que essa Universidade organizava", explica o vice-reitor.

Os programas terão participação especial de artistas locais que marcaram a história da música piauiense - além de muita música, é claro. “Em nosso estado ainda não observamos espaço para a música de autores e cantores locais como ocorre em outros estados, onde há programas inteiramente dedicados aos seus artistas”, comenta o vice-reitor. “Cabe à Universidade, por meio da Rádio Universitária, conduzir esse processo e ter uma preocupação nesse sentido”, completa.

WhatsApp_Image_2023-01-11_at_08.11.47.jpeg

Disco "Maracatou de Geraldo Brito será discutido durante a estreia do programa musical

Para as entrevistas em cada programa, foram selecionados cantores de épocas diferentes. A estreia do projeto contará com participação de Geraldo Brito, compositor, cantor, violonista, guitarrista e professor na Escola de Música de Teresina desde 1984. O músico colaborou significativamente com o desenvolvimento do projeto da UFPI desde seu início. Durante a ocasião, ainda estará presente o maestro Aurélio Melo que chegou ainda a integrar o grupo Candeia. Conheça mais do conjunto musical aqui.

Os demais entrevistados do programa serão: Edvaldo Nascimento, George Mendes, Rubens Figueiredo e Hermano Medeiros.

_MG_7713X.jpg

CD "NortrisTeresina: Espetáculo Musical" é composto por 9 faixas de compositores piauienses

O álbum "NortrisTeresina: Espetáculo Musical" também estará entre as pautas do projeto “História da Música Autoral Piauiense”. O nome do disco, que faz referência ao texto "Tristeresina" do poeta Torquato Neto, trata-se de um trabalhado apresentado em um festival universitário de música, na cidade de Londrina (PR), no ano de 1974. O professor Viriato Campelo é um dos idealizadores do álbum.

Para acompanhar os programas, basta sintonizar a frequência 97,6 ou acessar o site fmuniversitaria967.ufpi.edu.br/.