Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Prefeitura discutem implantação de creche no campus de Teresina

UFPI e Prefeitura discutem implantação de creche no campus de Teresina

Última atualização em Sexta, 13 de Janeiro de 2023, 16h20

CRECHE UFPI

A partir da esquerda: Secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso; e o Reitor Gildásio Guedes;

e o Prefeito Dr. Pessoa

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, recebeu nessa segunda-feira (26), no Salão Nobre da Reitoria, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, para discutir parceria que irá possibilitar a implantação de uma creche municipal no Campus Ministro Petrônio Portella. A minuta do convênio produzida pela UFPI já está em poder da Prefeitura, tendo inclusive já tramitado na Procuradoria do Município. A implantação da creche deve ocorrer já em 2023, segundo o secretário Nouga Cardoso.

Com investimento previsto de aproximadamente de R$ 10 milhões, a creche será erguida em área nobre no Campus Sede, próxima à Biblioteca Comunitária. O espaço terá padrão “Tipo 1” da Prefeitura Municipal de Teresina, com oferta de vagas para 150 crianças da Educação Infantil e 30 no berçário, beneficiando em tempo integral filhos de estudantes matriculados, professores, servidores, prestadores de serviços e famílias da comunidade externa.

CRECHE-UFPI-4_copy.jpg

Reitor Gildásio Guedes

O reitor Gildásio Guedes comentou a importancia da parceira com a Prefeitura para a concretização de um sonho antigo da comunidade acadêmica e que também possa acolher crianças do entorno da Universidade. “É um momento de grande satisfação pela confiança e sensibilidade de todos presentes. Um espaço qualificado para prestar às crianças  todos os cuidados necessários, alimentação, hospedagem, educação e que também será ambiente para pesquisa.”, pontuou.

A parceria contribuirá na formação dos estudantes de licenciatura agraciados com um espaço para a realização de estágios, também aliado ao novo Curso de Psicologia aprovado na UFPI, cujos alunos também terão oportunidade para desenvolver atividades. Presente à reunião, o Centro de Educação Aberta e a Distância, na pessoa da diretora Lívia Nery, se colocou à disposição para também se integrar às atividades da creche, com desenvolvimento de projetos voltados ao ensino de inglês como segunda língua e ao ensino de xadrez, áreas em que o CEAD mantém formação de docentes.

O Prefeito de Teresina reforçou a importancia da implantação da creche no atendimento a esta importante demanda na comunidade acadêmica e das famílías que vivem na região do Campus. "Faremos aqui o que fizemos no Centro de Teresina. Prestando acolhimento dos filhos dos trabalhadores, dos servidores públicos. Estamos aqui concluindo, de maneira positiva, esse chamamento, esta creche aqui na Universidade Federal do Piauí. Tenho certeza que essa parceria da Prefeitura Municipal de Teresina e Ufpi dará muito certo”, comentou Dr. Pessoa.

CRECHE-UFPI-10.jpg

Luis Carlos Sales, Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento da UFPI

O Pró-Reitor de Planeamento e Orçamento, Luís Carlos Sales, lembrou que a construção da creche "também fez parte da carta-programa da gestão do reitor Gildásio e levará benefícios para toda a comunidade acadêmica que, muitas vezes, precisa trazer bebês e crianças para dentro da sala de aula”.

CRECHE-UFPI-9.jpg

CRECHE-UFPI-8.jpg

Nouga Cardoso, secretário da SEMEC

As tratativas para concluir os termos da parceria e a consequentente assinatura do convênio devem se intensificar no início do próximo ano, adiantou o secretário Nouga Cardoso. “Estamos saindo com o protocolo de intenção de assinatura do termo de concessão do terreno e nossa expectativa é que já no primeiro semestre do próximo ano seja construída a creche, atendendo toda a comunidade.”, frisou.

Referência na formação docente, o Centro de Ciências da Educação (CCE) também está empenhado, com sua direção e  equipes de professores, da graduação e pós, para fortalecer e acelerar a parceria.“É uma demanda antiga e por isso estamos todos envolvidos na concepção desse projeto pedagógico da creche. Todas as licenciaturas da UFPI passam pelo CCE. Nós temos todo o referencial humano necessário para ser uma grande marca.”, afirmou a diretora Eliana de Sousa Alencar.

CRECHE-UFPI-17.jpg

Também participaram da Reunião, pela Prefeitura, o secretário-executivo de ensino da SEMEC, Reinaldo Ximenes; além de engenheiro e demais assessores da Secretaria. Pela UFPI, também estiveram na reunião a Pró-Reitora de  Graduação, Ana Beatriz Gomes; o Prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek;  a coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica da PROPLAN, Edna Magalhães; e o coordenador do Curso de Pegagogia do CCE, Neuton Alves.