Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPG em Enfermagem recebe visita técnica de pesquisadores angolanos
Início do conteúdo da página

PPG em Enfermagem recebe visita técnica de pesquisadores angolanos

Imprimir
Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2022, 08h49

Foto_2-.jpg

PPGEnf recebe visita técnica de docentes angolanos

Na segunda-feira (19/12), o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/CCS/UFPI) recebeu um grupo de professores e pesquisadores de Angola que estiveram em visita técnica ao PPGEnf e à UFPI. O encontro contou com a participação e apoio das professoras Márcia Astrês Fernandes, coordenadora em exercício do PPGENF, e da Profa. Maria Eliete Batista Moura, professora e pesquisadora do PPGENF e estudantes angolanos que realizam atividades presenciais no PPGEnf.

A visita foi uma oportunidade para discutir as parcerias com vistas à internacionalização do Programa, além de apoiar a formação dos professores daquele país. A parceria conta com o apoio do Conselho Federal de Enfermagem (COFEn) e da Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA).

Foto_3-.jpg

O PPGEnf alcançou nota 5 na última avaliação quadrienal e tem envidado esforços no sentido de potencializar os pontos positivos elencados no processo avaliativo em questão e suprir as questões frágeis. “Nessa perspectiva, estratégias de internacionalização têm sido trabalhadas pelo PPGEnf como uma meta importante a ser incentivada e melhorada, inclusive, atualmente temos três estudantes de Angola cursando as atividades presencialmente conosco“, explica a coordenadora, Profa. Márcia Astrês. Acrescenta ainda que, outros indicadores também estão sendo trabalhados pelo Programa, a citar o estímulo à melhorias das produções científicas e técnicas, incentivo aos grupos de pesquisa, dentre outros.

A Profa. Maria Eliete Batista Moura pontuou também a importância da participação dos professores estrangeiros na composição das bancas examinadoras, bem como o envolvimento nas pesquisas que estão sendo desenvolvidas naquele país, além da manutenção dos vínculos dos egressos com seus orientadores piauienses, para dar continuidade às produções e ao fortalecimento dos grupos de pesquisa.

Por fim, a coordenadora em exercício afirmou que todos estão imbuídos nesse propósito de atender aos critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de estratégias individuais e coletivas.

Fim do conteúdo da página