Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de aprimoramento da regionalização da saúde no Piauí tem participação do Nesp/UFPI

Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2022, 15h39

A Universidade Federal do Piauí, por meio do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/UFPI), participa do projeto de Aprimoramento das ações de Gestão, Planejamento e Regionalização da Saúde no Piauí, executado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), em parceria com o Hospital da Beneficiência Portuguesa (BP).

A atuação do NESP/UFPI no projeto ocorreu por meio de acordo de cooperação, apoiando atividades e colaborando com sua execução a partir da participação de pesquisadores, docentes e discentes da academia, em uma proposta de integração ensino-serviço.

O projeto vem sendo implementado visando à reorganização e à governança da Rede de Atenção à Saúde no estado. Na primeira etapa, realizaram-se Oficinas Regionais para Análise de Situação de Saúde com a participação dos pesquisadores Profa. Lúcia Vilarinho (CCHL), Prof. Osmar Cardoso (CCS), Prof. Otacílio Batista (CCS), Prof. Emídio Matos (CCS), Prof. Mailson Fontes (CSHNB) e Doutoranda Adriana Barros (PPGPP).

Oficina de Alinhamento Conceitual do PRI (SESAPI, BP, MS, NESP/UFPI, CES e COSEMS

Nos dias 15 e 16 de dezembro, o projeto realizou evento de alinhamento teórico-conceitual e planejamento das atividades para as próximas etapas da proposta, com a participação das instituições participantes do projeto (SESAPI, BP, MS, NESP/UFPI , COSEMS e Conselho Estadual de Saúde).

Pesquisadores da UFPI na Oficina de Alinhamento Conceitual do PRI

Segundo a Coordenadora do Projeto, Ana Maria Menezes Neiva Eulálio, o projeto tem potencial transformador da realidade da organização da atenção à saúde no Piauí, especialmente pela participação de entidades colaboradoras e pela intersecção de projetos estruturantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) em sinergia.

“A Universidade tem uma contribuição relevante para este processo, notadamente, pelo seu papel na formação dos profissionais de saúde, cujo “fazer cotidiano” tem o poder de impactar nos modos de operar o sistema e na melhoria das ações e serviços de saúde, além de atuar na fundamentação teórico-metodológica e de apoio operacional do projeto”, acrescentou a Coordenadora, a respeito da participação da Universidade na iniciativa.

Pesquisadores da UFPI e membros do COSEMS

Novas etapas do projeto já estão previstas para o ano de 2023, seguindo com a realização de Seminários Macrorregionais para Elaboração da Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS) e fortalecimento da governança regional do SUS no estado.