Feira UFPI celebra edição natalina no Espaço Rosa dos Ventos
Marcada pela variedade de artesanato, agricultura ecológica e atrações culturais, ocorreu na manhã desta sexta-feira (16), no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí, a edição de Natal da Feira de Base Agroecológica-Cultural da UFPI. Coordenado pela professora do Curso de Serviço Social, Lila Cristina Luz, o projeto objetiva, por meio da agroecologia, promover a agricultura familiar e autonomia para artesãos e agricultores. Esta é a quinta edição realizada da Feira UFPI desde o período da pandemia.
Na oportunidade, o público pode conferir e desfrutar das bancas de alimentos orgânicos produzidos de forma sustentável e livre de agrotóxicos, mudas de plantas, roupas e utensílios artesanais, além de atrações musicais. Ainda na ocasião, foi realizada também uma roda de conversa para discussões em torno do futuro da Feira, propostas e metas para o próximo ano.
Coordenadora da Feira UFPI, profa. Lila Cristina Luz
A coordenadora do projeto, a profa. Lila Cristina Luz, explicou a importância da Feira UFPI para a comunidade teresinense e o esforço que os organizadores da iniciativa vêm mantendo no que tange ao futuro das atividades. "Somos um dos maiores projetos de extensão que a universidade fez nos últimos 10 anos para o meio rural. Possibilitamos a presença da academia na comunidade, contribuindo para que as famílias tenham qualidade de vida e que a população seja incentivada a produzir alimentos livres de agrotóxicos", disse.
Produtora de hortifruti, Elioneide Vaz, durante as vendas em sua banca
Na Feira, os produtores de hortaliças e leguminosas encontram a oportunidade para ganhar novos clientes e crescerem na área, assim como Elioneide Vaz, que integra o projeto desde o início. Segundo ela, a possibilidade de participar das atividades faz total diferença nas vendas dos produtos. “A Feira ajuda bastante, isso aqui é nossa renda principal. Estávamos sentindo muita falta, por causa do período de pandemia. Espero que possamos voltar como antigamente”, afirmou.
A artesã Concita Silva integra a Feira UFPI desde 2018
Presente na Feira UFPI desde 2018, a artesã Concita Silva destacou a relevância do projeto na vendas dos produtos: “A feira é muito importante, foi através dela que eu fui conquistando clientes. Esse retorno é muito importante, tanto para artesãos quanto para o pessoal da agricultura. Esse período de 2 anos e 7 meses que ficou sem feira, eu tive uma queda de vendas muito grande, foi muito difícil para recomeçar", contou.
Brenda Silva, consumidora fiel de alimentos orgânicos do Feira UFPI
Conforme Brenda Silva, consumidora fiel da feira, o projeto é um local ideal para a compra de alimentos saudáveis. “Eu escolhi a feira da UFPI através da indicação da minha nutricionista. Tenho alguns problemas de saúde e preciso consumir alimentos orgânicos. É perto de casa e gostei dos produtos. As pessoas cada vez mais têm tido acesso à informação, sobre como alimentos orgânicos são melhores para a saúde do que os vendidos no supermercado, que vêm cheio de agrotóxicos. Aqui é um ótimo lugar”, explicou.
A Feira UFPI é um projeto de extensão existente desde 2016. Em todas as edições, as atividades contam com o apoio de 5 comunidades e mais de 30 artesãos em bancas e stands.
Confira mais fotos da Feira UFPI