Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Com muita cultura e variedade de alimentos e artesanato, Feira UFPI promove edição de Natal

Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 14h03

feiraufpinatal2022-23.jpg

Feira UFPI celebra edição natalina no Espaço Rosa dos Ventos

Marcada pela variedade de artesanato, agricultura ecológica e atrações culturais, ocorreu na manhã desta sexta-feira (16), no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí, a edição de Natal da Feira de Base Agroecológica-Cultural da UFPI. Coordenado pela professora do Curso de Serviço Social, Lila Cristina Luz, o projeto objetiva, por meio da agroecologia, promover a agricultura familiar e autonomia para artesãos e agricultores. Esta é a quinta edição realizada da Feira UFPI desde o período da pandemia.

Na oportunidade, o público pode conferir e desfrutar das bancas de alimentos orgânicos produzidos de forma sustentável e livre de agrotóxicos, mudas de plantas, roupas e utensílios artesanais, além de atrações musicais. Ainda na ocasião, foi realizada também uma roda de conversa para discussões em torno do futuro da Feira, propostas e metas para o próximo ano.

feiraufpinatal2022-15.jpg

Coordenadora da Feira UFPI, profa. Lila Cristina Luz

A coordenadora do projeto, a profa. Lila Cristina Luz, explicou a importância da Feira UFPI para a comunidade teresinense e o esforço que os organizadores da iniciativa vêm mantendo no que tange ao futuro das atividades. "Somos um dos maiores projetos de extensão que a universidade fez nos últimos 10 anos para o meio rural. Possibilitamos a presença da academia na comunidade, contribuindo para que as famílias tenham qualidade de vida e que a população seja incentivada a produzir alimentos livres de agrotóxicos", disse.

feiraufpinatal2022-28_copy.jpg

Produtora de hortifruti, Elioneide Vaz, durante as vendas em sua banca

Na Feira, os produtores de hortaliças e leguminosas encontram a oportunidade para ganhar novos clientes e crescerem na área, assim como Elioneide Vaz, que integra o projeto desde o início. Segundo ela, a possibilidade de participar das atividades faz total diferença nas vendas dos produtos. “A Feira ajuda bastante, isso aqui é nossa renda principal. Estávamos sentindo muita falta, por causa do período de pandemia. Espero que possamos voltar como antigamente”, afirmou.

feiraufpinatal2022-38.jpg

A artesã Concita Silva integra a Feira UFPI desde 2018

Presente na Feira UFPI desde 2018, a artesã Concita Silva destacou a relevância do projeto na vendas dos produtos: “A feira é muito importante, foi através dela que eu fui conquistando clientes. Esse retorno é muito importante, tanto para artesãos quanto para o pessoal da agricultura. Esse período de 2 anos e 7 meses que ficou sem feira, eu tive uma queda de vendas muito grande, foi muito difícil para recomeçar", contou.

feiraufpinatal2022-47.jpg

Brenda Silva, consumidora fiel de alimentos orgânicos do Feira UFPI

Conforme Brenda Silva, consumidora fiel da feira, o projeto é um local ideal para a compra de alimentos saudáveis. “Eu escolhi a feira da UFPI através da indicação da minha nutricionista. Tenho alguns problemas de saúde e preciso consumir alimentos orgânicos. É perto de casa e gostei dos produtos. As pessoas cada vez mais têm tido acesso à informação, sobre como alimentos orgânicos são melhores para a saúde do que os vendidos no supermercado, que vêm cheio de agrotóxicos. Aqui é um ótimo lugar”, explicou.

A Feira UFPI é um projeto de extensão existente desde 2016. Em todas as edições, as atividades contam com o apoio de 5 comunidades e mais de 30 artesãos em bancas e stands.

Confira mais fotos da Feira UFPI

feiraufpinatal2022-44.jpg