Auditório Fontes Ibiapina no campus de Picos
O campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), celebrou nesta terça-feira (13), 40 anos de existência. A data foi celebrada com entusiasmo e com atividades que foram realizadas durante os três turnos de funcionamento do polo universitário.
Reitor Gildásio Guedes no CSHNB
Pela manhã, dando início às atividades comemorativas, ocorreu a Solenidade de Abertura com formação de Mesa de Honra. Em seguida, Execução do Hino Nacional; Apresentação da Bailarina Bruna Sousa, do Ballet Relevê; Além de homenagens. Na sequência, a inauguração dos gabinetes dos professores e do prédio do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE).
Mesa de Honra dos 40 anos do campus
A solenidade de abertura, que aconteceu no Auditório "Fontes Ibiapina", contou com a presença do Reitor da Instituição, Prof. Gildásio Guedes; da Diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral em Floriano (CAFS), professora Emilsa Santana de Araújo; do Diretor da DAA, professor Leomá Albuquerque Matos; do Diretor Administrativo da PRAD, Alberto Dias Figueiredo Filho; do Superintendente de Tecnologia da Informação, Frankles Santos Carvalho; do prefeito universitário, Alessandro Rhadamek Alves Pereira; da Superintendência de Recursos Humanos (SRH), Flávia Lorene Sampaio Barbosa e da Pró-Reitora de Administração, Evangelina da Silva Sousa.
Servidor do CSHNB há 40 anos, Josué José Leal foi homenageado
Déborah Medeiros, filha de João Bosco de Medeiros (In memoriam), primeiro graduado pelo campus, recebendo homenagem
Também estiveram na cerimônia de abertura o Diretor do CSHNB, professor Juscelino Nascimento; a Vice-Diretora do Campus, Patrícia Gonzaga; o Coordenador Administrativo e Financeiro do CSHNB, Giorgi Barbosa Fonseca, além de técnico-administrativos, docentes, coordenadores de cursos, discentes e a imprensa.
Bailarina Bruna Moraes durante apresentação
Inauguração dos gabinetes dos professores
Inauguração do prédio do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE)
À tarde, o evento contou com apresentações dos ex-gestores do CSHNB: professora Hercília Rolim e professor Gleison Monteiro (por meio da exibição de vídeos); professora Socorro Meireles e professora Alveni Barros destacaram sobre os desafios e avanços de suas gestões.
O Anfitrião do evento, diretor Juscelino Francisco Nascimento, fez uma homenagem póstuma à professora, Ana Maria Koch, Diretora pro tempore do CSHNB no período de 10/2006 a 05/2007.
Após a mesa-redonda “40 anos do CSHNB: Uma História de Luta e Resistência"
A programação alusiva aos 40 anos contou também com a participação de representantes dos Centros Acadêmicos, que apresentaram demandas específicas dos seus cursos e entregaram ao Reitor Gildásio Guedes um documento com as necessidades mais urgentes.
Representantes dos Centros Acadêmicos participando do evento
Na sequência, as professoras Eunice Teixeira, Oneide Rocha, Maria das Dores Sousa e Maria das Dores Rufino Costa realizaram uma roda de conversa intitulada: “40 anos do CSHNB: Uma História de Luta e Resistência".
Diretor Juscelino Nascimento, Reitor Gildásio Guedes eVice-diretora Patrícia Gonzaga
Cápsula do tempo sendo colocada em monumento
Para referenciar o momento, foi guardada uma cápsula do tempo, que é um recipiente especialmente preparado para armazenar objetos ou informações comuns a uma sociedade numa determinada época, para que seu conteúdo seja preservado e acessado por gerações futuras. Nela foram colocadas: máscara, álcool em gel, lista com o nomes dos servidores do campus, além de fotos e mensagens que foram guardadas em um monumento feito para a ocasião dos 40 anos. A cápsula será aberta daqui a dez anos, nas festividades dos 50 anos do Campus.
Atração musical
Encerrando as atividades, durante a noite os presentes puderam prestigiar a apresentação musical da Banda Musikeducação, do campus de Floriano.