Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Debate sobre Inteligência Artificial marca encerramento de congresso na UFPI
Início do conteúdo da página

Debate sobre Inteligência Artificial marca encerramento de congresso na UFPI

Imprimir
Última atualização em Sexta, 09 de Dezembro de 2022, 12h58

Image_5_copy.jpeg

Com uma programação rica em debates divididos nas temáticas: emprego, importância da Inteligência artificial como ferramenta de trabalho na saúde, na ética, inovações e tomadas de decisões informada por evidências que o Congresso “Evidências do Mundo Real Por Inteligência Artificial – ERIA REAL WORLD EVIDENCE” foi encerrado no Cine teatro da UFPI e online por meio o canal da LASD-UFPI, na manhã desta sexta-feira (09).  

O evento é uma realização do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), em parceria com o Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher (PMPSM) e Liga Acadêmica em Saúde Digital (LASD) e teve o objetivo de aproximar discentes, docentes e profissionais da área da saúde do mundo da inteligência artificial. 

Image_4_copy.jpeg

Na palestra “Recursos Humanos e Competências para trabalhar a Inteligência Artificial em saúde”, o professor Luiz Roberto de Oliveira da UFC apontou que é necessário investir na formação, inclusão de informações e o desenvolvimento de habilidades dos profissionais da área da saúde digital. “A formação dos profissionais deve ser multi, intra e transdisciplinar. Os profissionais devem estar preparados para saberem cooperar, manusear,  manipular, elaborar informações significativas através de dados de qualidade. Ter visão crítica para melhorar os processos da atenção à saúde e assim ter o controle da manutenção, tomada de decisão, monitoramento e aspectos éticos para que o gerenciamento dos serviços de saúde não fuja e seja prejudicial.  

Image_3_copy.jpeg

Já a metodologia de tradução do conhecimento que traz uma síntese sistemática de evidencias científicas em uma área ou temática especifica foi o foco da palestra de Elizabeth Biruel da BIREME/OPAS. “A metodologia do mapa de evidencias é uma ferramenta disponível, uma ponte entre o fazer e do ser em saúde. O mapa de evidências tem objetivo de otimizar o tempo, reduzir o tempo de trabalho e permitir que evidencias cientificas sejam registradas e acessíveis nas bases.   

Image_copy.jpeg

Ao falar sobre as “Inovações tecnológicas na área da saúde”, Pablo Martin Ayerza, CEO da VCI Digital e desenvolve tecnologias imersivas há mais de oito anos, defendeu o Metaverso na Educação e na Saúde. Segundo o pesquisador, o Metaverso é um universo virtual compartilhado coletivo, que demanda convergência de diversas tecnologias, incluindo a inteligência artificial, no qual as pessoas transicionam, interagem, estudam, trabalham entre os mundos.  

Image_1_copy.jpeg

Houve uma exposição sobre “MedRoom” no qual Sandro Nhaia explicou sobre um dos mais completos modelos do corpo humano em 3D do mundo. Segundo Nhaia, o Medroom  usa Realidade Virtual para o aprendizado, oferecendo às instituições de ensino uma solução que aposta em inovação, imersão e realismo, para aumentar o engajamento e acelerar a curva de aprendizagem dos alunos.  

“Nós desenvolvemos treinamento médico com realidade virtual para ensino em saúde. A ferramenta principal é o Laboratório de Anatomia, onde temos todo um sistema de corpo e estruturas para explorar os sistemas com o intuito de conseguir fazer com que os estudantes tenham uma visualização em 3D e consiga ver melhor as relações entre as estruturas para diminuir o erro médico”.

Image_2_copy.jpeg

Fim do conteúdo da página