Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encerramento do SIUFPI 2022 celebra edição exitosa do evento com premiação de melhores trabalhos

Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 22h12
DSC_0006.jpg
Solenidade de Encerramento do SIUFPI 2022

Chegou ao fim na tarde desta quinta-feira (1°), a 4° edição dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI). Com o tema "Despertar a ciência para as novas gerações", o evento apresentou oito seminários entre os dias 22/11 e 1°/12, contando com a participação de quase 2700 inscritos, além de reunir mais de mil trabalhos submetidos e 154 avaliadores.

DSC_0030.jpgReitor Gildásio Guedes

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, ressaltou a grandiosidade do evento e reforçou que só foi possível sua realização, por contar com uma equipe bem coordenada e integrada. "A UFPI se sente honrada em promover o SIUFPI, um evento dessa magnitude, que afirma sua importância ao reunir os trabalhos desenvolvidos na instituição e extrapola sua contribuição além dos muros da Universidade", celebrou o reitor.

DSC_0026.jpg

Deborah Dettmam, Pró-Reitora de Extensão e Cultura e Coordenadora Geral do SIUFPI

Para a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam, Coordenadora-Geral do SIUFPI, essa edição do evento marca um recomeço necessário, após o período mais crítico da crise de sanitária de covid-19. "Realizamos o SIUFPI de forma híbrida, com espaços remotos e presenciais. Enfrentamos nesse período um agravo da pandemia, mas conseguimos entregar um resultado exitoso", pontuou.

DSC_0011.jpg

Mesa de Honra da solenidade de encerramento

Também compuseram a Mesa de Honra da solenidade de encerramento o  Pró-reitor de Pesquisa e Inovação e Coordenador do XXXI Seminário de Iniciação Científica e do XIV Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Luiz de Sousa Santos Júnior; a Pró-reitora de Pós Graduação e Coordenadora do VI Ciclo de Palestras da PRPG, Regilda Moreira-Araújo; o Coordenador do XII Seminário de Extensão e Cultura e da IX Amostra de Comunidades, Acrísio Sampaio; e a Coordenadora do III Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos, Cristiane d'Albuquerque. Na oportunidade, todos agradeceram o empenho da equipe e celebraram a realização do SIUFPI 2022.

Premiação - Após a solenidade de encerramento, houve a cerimônia de entrega das premiações aos melhores trabalhos. Ao todo, foram premiados 73 trabalhos distribuídos entre o VI Ciclo de Palestras da PRPG, XII SEMEX, IX Mostra de Comunidades, XXXI SIC, XIV SDTI e PIBIC-EM.

DSC_0064.jpg

Prêmio UFPI de Dissertação e Teses

Houve também a entrega de premiações para os trabalhos vencedores do Prêmio UFPI de Dissertação e Teses da PRPG, com destaque para premiados e menções honrosas, divididos em colégios de áreas de conhecimento, incluindo ainda a melhor dissertação de programas profissionais.

DSC_0219.jpg
Prof. José Valdemir dos Reis Júnior (com o diploma) orientou trabalho premiado no SIUFPI 2022

Para o professor José Valdemir dos Reis Junior, premiado pela orientação do trabalho "ESTUDO E ANÁLISE DE REDES DE INTERNET OF THINGS (IOT) UTILIZANDO SIMULADOR CUPCARBON", de autoria da aluna Maria Vitoria da Conceição Silva (bolsista PIBIC-EM CNPq), essa é uma oportunidade para que os alunos possam levar o conhecimento técnico-científico para além da sua formação em sala de aula. "Precisamos sempre pensar na integração de alunos técnicos, com alunos da pós-graduação. Para os colégios técnicos, é importante termos essa cadeia de produtividade científica para além da universidade", afirmou o professor.

A sessão solene também foi transmitida pelo canal UFPI TV, no youtube.

Confira a relação completa dos trabalhos premiados aqui.

Veja o álbum com todas as fotos produzidas durante o evento.