Abertura do III Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão (SIPECT)
Foi realizada na manhã desta quinta-feira (01) a abertura do III Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão (SIPECT), evento organizado pelos Colégios Técnicos da UFPI e faz parte da programação dos Seminários Integrados (SiUFPI) 2022. O inicio do seminário foi marcado pela palestra magna com tema “Porque (sempre) precisamos falar sobre ética?” tendo como palestrante o professor Luizir de Oliveira do Centro de Ciências Humanas e Letras e mediada pelo professor. Jossivaldo de Carvalho Pacheco, vice-diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT). A palestra ocorreu de forma presencial no Cineteatro e remota através de transmissão do canal UFPI TV no YouTube.
Prof. Jossivaldo de Carvalho Pacheco, vice-diretor do Colégio Técnico de Teresina e mediador da palestra
Estiveram presentes na abertura, a profa. Virgínia Muniz, Superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da UFPI, representando o reitor Gildásio Guedes; prof. Francisco Edinaldo Pinto, Diretor do Colégio Técnico de Teresina; prof. Maurício Ribeiro, Vice-diretor do Colégio Técnico de Bom Jesus, no exercício da direção; profa. Cristiane Lopes Carneiro de Albuquerque, membro da comissão executiva do III SIPECT, representando na solenidade o prof. João Victor Alves Amorim; prof. Jossivaldo de Carvalho Pacheco, Vice-Diretor do Colégio Técnico de Teresina e mediador da palestra; prof. Ricardo de Castro Ribeiro Santos, Diretor do Colégio Técnico de Floriano e Coordenador Geral do SIPECT.
Prof. Francisco Edinaldo Pinto, Diretor do Colégio Técnico de Teresina
O prof. Francisco Edinaldo Pinto pontuou sobre estar mais uma vez no III SIPECT para prestigiar e consolidar os colégios no âmbito da pesquisa e extensão. “Para nós é uma enorme satisfação. As ações de pesquisa e extensão dos Colégios Técnicos que são relativamente recentes, mas nos últimos anos têm se fortalecido mostrando que as nossas unidades também podem realizar essas ações”, afirmou.
Prof. Maurício Ribeiro, Profa. Virgínia Muniz, Prof. Ricardo de Castro Ribeiro Santos
Para o professor Maurício Ribeiro, o evento proporciona oportunidade com o intuito dos alunos poderem participar dos eventos e apresentar trabalhos desenvolvidos juntamente com os professores. “Gostaria de destacar a importância do desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa e de extensão. Os nossos alunos têm a oportunidade de contribuir nesses eventos que também contribuem para o desenvolvimento intelectual e possibilitam que eles se envolvam em ações nas comunidades. Temos sempre que ressaltar e incentivar a importância disso”, disse.
Profa. Cristiane Lopes Carneiro de Albuquerque
A professora Cristiane Lopes Carneiro de Albuquerque declarou que o III SIPECT vem finalizar e apresentar para a sociedade os resultados de pesquisas e extensões realizadas ao longo deste ano em diversas atividades nas áreas de Agropecuária, Enfermagem, Informática além das áreas básicas. “Esse evento mostra para a sociedade os nossos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2022, que foi um ano desafiador que marcou o retorno das atividades presenciais e a readaptação de pesquisas presenciais nas comunidades”, disse.
Segundo a Superintendente Virgínia Muniz, o evento é de suma importância para os Colégios Técnicos, e frisou o comprometimento que a UFPI tem em promover esses espaços. “Gostaria de agradecer a presença de nossos alunos que estão envolvidos nos projetos, pesquisas e extensões. Os Colégios Técnicos têm se mostrado bastante ativos no âmbito da pesquisa e a Universidade valoriza isso, assim como valoriza o ensino básico, técnico e tecnológico”, complementou.
Prof. e Palestrante Luizir de Oliveira
O Prof. Luizir de Oliveira abordou e desenvolveu a palestra sobre ética e moral com exemplos e alusões, destacando os principais pontos quando se discute esse tema. “Precisamos falar sobre ética porque somos movidos pela grande pergunta que ela se propõe. Tanto a ética quanto a estética só fazem sentido quando mostramos isso no nosso dia a dia”, pontuou.
O seminário também traz oficinas e minicursos que acontecem de maneira presencial nos Colégios Técnicos da UFPI (Teresina, Floriano e Bom Jesus), totalizando 16 atividades nas áreas de Ambiente, Saúde, Recursos Naturais, Comunicação e Informação.