Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Dissertação do PPGZT/UFPI é considerada a melhor do Nordeste, em evento realizado em Fortaleza (CE)
Início do conteúdo da página

Dissertação do PPGZT/UFPI é considerada a melhor do Nordeste, em evento realizado em Fortaleza (CE)

Imprimir
Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 11h36

WhatsApp_Image_2022-12-01_at_08.34.18.jpeg

José dos Santos Moura, ao meio da foto, conquista prêmio de melhor Dissertação

A dissertação intitulada “Algoritmo de visão computacional para identificação de galinhas da raça Canela-preta”, produzida e defendida no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Tropical (PPGZT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebeu o Prêmio de Melhor Dissertação outorgado pela Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA). O trabalho foi desenvolvido pelo discente José dos Santos de Moura, orientado pelo professor Natanael Pereira da Silva Santos (PPGZT – UFPI) e coorientado pelo professor Otílio Paulo da Silva Neto (IFPI).

A divulgação do resultado e entrega da premiação foi realizada durante a abertura do XVI Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA), nessa quarta-feira (30/11), em Fortaleza - CE. Concorreram ao prêmio dissertações defendidas e aprovadas em Instituições de ensino no Nordeste em programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES. A avaliação das dissertações foi realizada por doutores e membros do Comitê científico do CNPA.

A dissertação vencedora teve como objetivo geral desenvolver um algoritmo de visão computacional com base em inteligência artificial para identificar galinhas da raça Canela-Preta por meio de imagens.

“Esta foi a primeira dissertação defendida no PPGZT e com isso se observa o compromisso e a dedicação de toda a comunidade acadêmica que compõe o Programa de Pós-graduação em realizar trabalhos de qualidade com enfoque na produção animal no Semiárido brasileiro”, relatou o orientador Prof. Natanael Santos, que também está à frente da Coordenação do PPGZT.

“Esta dissertação é o início de um macro trabalho que está sendo desenvolvido em parceria entre as instituições UFPI e IFPI, para difusão de tecnologias acessíveis e de fácil utilização para pequenos produtores. Tudo isso foi viabilizado graças a essas parcerias e colaboração dos produtores da raça Canela-preta”, explicou o discente de doutorado José dos Santos de Moura.

A pesquisa está disponível no Repositório Institucional da UFPI, acesse aqui.

Fim do conteúdo da página