Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > III Seminário de Ensino de Graduação (SEG) inicia sua programação no SiUFPI 2022
Início do conteúdo da página

III Seminário de Ensino de Graduação (SEG) inicia sua programação no SiUFPI 2022

Imprimir
Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 15h06

WhatsApp_Image_2022-11-30_at_12.36.14.jpeg

Solenidade de abertura do III Seminário de Ensino de Graduação

Promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), ocorreu na manhã desta quarta-feira (30), a abertura das atividades do III Seminário de Ensino de Graduação (SEG), com o tema “O Despertar da Ciência para as Novas Gerações”. Em formato remoto, a programação promoveu a realização de palestras e mesas-redondas, ministradas por diretores e professores dos campi da UFPI. A terceira edição do evento faz parte dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí 2022 (SIUFPI). A solenidade, assim como a programação completa, contou com transmissão pelo canal da UFPI TV, no Youtube. 

Participaram da abertura das atividades: o coordenador do evento, Prof. Maycon Silva Santos; o Coordenador Geral de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), Prof. Eliesé Idalino Rodrigues; a Diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Profa. Edmilsa Santana de Araújo; o Diretor do Campus Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), Prof. Everaldo Moreira; o Diretor do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), Prof. Juscelino Francisco do Nascimento; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Ana Beatriz Sousa Gomes; o docente do Curso de Engenharia da Computação, Prof. Wener Borges de Sampaio; a docente do Departamento de Serviço Social, Profa. Guiomar de Oliveira Passos.

WhatsApp_Image_2022-11-30_at_12.55.30.jpeg

Palestra "O Despertar da Ciência Para as Novas Gerações", ministrada pelo Prof. Wener Borges.

Abrindo a programação, foi realizada a palestra "O Despertar da Ciência para as Novas Gerações", ministrada pelo Prof. Wener Borges. Por meio da abordagem ampla do uso de ferramentas digitais, o docente destacou a execução de sites e aplicativos como auxílio nas pesquisas acadêmicas. "São tantas estratégias e ferramentas disponibilizadas que ajudam no avanço de discentes, docentes e, principalmente, da universidade. Precisamos estar sempre pensando em formas de estudar, organizar e desenvolver nossos projetos de uma maneira que possamos além de adquirir conhecimento, também repassar eles à nossa comunidade externa e interna", enfatizou.

Concluindo a abertura, o coordenador do evento, Maycon Silva, ressaltou o compromisso dos docentes da UFPI com os novos modelos de ensino. "A pandemia trouxe um novo jeito de ensinar e deixou tudo mais remoto, assim como estamos aqui. Estamos vivendo novos desafios e possibilidades no sistema de educação. Hoje nós professores avançamos junto com a nova geração", diz.

Na segunda parte das atividades, aconteceu a mesa-redonda "O Despertar da Ciência para as Novas Gerações nos Campi e fora de Sede", mediada pelo Prof. Eliesé Idalino Rodrigues e com a participação dos professores Edmilsa Santana, Everaldo Moreira e Juscelino Francisco do Nascimento. Na ocasião, os docentes que também são diretores dos campi fora de sede apresentaram os núcleos de pesquisa, divisões administrativas e uma breve história de suas respectivas unidades.

WhatsApp_Image_2022-11-30_at_12.36.33_copy.jpeg

Profa. Edmilsa Santana

"Discussões como essa nos enchem de conhecimento. Sentimos encorajamento a seguir buscando mais avanços na produção da nossa ciência. A partir disso, conseguimos perceber qual é o nosso lugar dentro da acadêmia", conta a Profa. Edmilsa Santana. A docente comentou ainda sobre as ações desenvolvidas pelo campus de Floriano: "Nós estamos sempre trabalhando pelo crescimento da nossa ciência externa e interna à universidade, tanto na construção de laboratórios, quanto na elaboração de outros meios que agregam no potencial de expressão cultural e científica", acrescentou.

WhatsApp_Image_2022-11-30_at_12.36.50.jpeg

Prof. Juscelino Nascimento

Durante a discussão, o Prof. Juscelino Francisco do Nascimento enfatizou a importância de combater os desafios que impedem a promoção da ciência. "O nosso trabalho não pode parar, mesmo com os empecilhos. Devemos continuar estudando e pesquisando continuamente. A nossa pesquisa, sem dúvidas, é indispensável tanto para a universidade, quanto à comunidade de modo geral. A realização de eventos como esse é satisfatório porque nos lembra a beleza da ciência e o futuro que ela nos permite construir", pontuou.

WhatsApp_Image_2022-11-30_at_12.37.05.jpeg

Profa. Guimar de Oliveira, durante a palestra "Políticas de Cota no Ensino Superior do Brasil: Avanços e desafios"

Fechando a programação da manhã, foi realizada a palestra "Políticas de Cota no Ensino Superior do Brasil: Avanços e desafios, com mediação da Profa. Ana Beatriz Sousa Gomes e interlocução da Profa. Guiomar de Oliveira Passos. As reflexões discutidas durante a atividade evidenciaram a importância e o dever da universidade para com as comunidades desfavorecidas, de forma justa e educacional. O debate também ressaltou a necessidade de políticas que visem não somente a entrada de discentes, mas também de apoio à permanência dentro da universidade.

A programação seguirá ainda no período da tarde. De 14h às 15h, acontece a mesa-redonda "O Despertar da Ciência para Novas Gerações nos Cursos Especiais" e, de 15 às 16h, ocorre a palestra "O Despertar da Ciência para novas Gerações nos Centros de Ensinos". A programação encerra com o Painel de dados sobre O Ensino de Graduação da UFPI, às 17h.

Fim do conteúdo da página