Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > IX SEMAE aborda Assistência Estudantil da UFPI e reflete histórico da inclusão social no Brasil

Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 16h00

Teve início nesta manhã (30/11), o IX Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com o tema “Reflexões Descolonizadoras para (Re)pensar a Universidade”, o evento faz parte dos Seminários Integrados (SIUFPI) 2022. Realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CACOM), a programação de abertura do IX SEMAE ocorreu totalmente on-line, transmitido pela UFPI TV no YouTube. O evento ainda conta com oficinas que acontecerão via plataforma Google Meet.

WhatsApp_Image_2022-11-30_at_12.39.27.jpeg

Da esquerda para a direita: Mônica Arrivabene, Patrick Queleme e Tânia Cavalcante, durante o IX SEMAE

A solenidade de abertura do evento contou com a mediação do Coordenador do IX SEMAE, professor Patrick Queleme; além da presença da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Mônica Arrivabene; sua substituta em exercício na Pró-Reitoria da PRAEC, Profa. Tânia Cavalcante; e a Coordenadora de Assistência Comunitária (CACOM), Profa. Aldora Lebre.

Patrick Queleme, que também participa da equipe do Serviço Odontológico da PRAEC, benefício oferecido à comunidade universitária, ressaltou a importância do diálogo sobre a assistência estudantil na Universidade. “A nossa Pró-Reitoria é essencial por ter um olhar voltado quando se fala em vulnerabilidade social e econômica. Nesse sentido, nosso objetivo principal é a permanência dos nossos alunos na Universidade, por isso todo o trabalho é pensado com carinho, para promover a estadia do estudante na graduação. Nós sentimos orgulho de proporcionar os diversos serviços da universidade", enfatizou o Coordenador do IX SEMAE da UFPI.

Em sua fala, Mônica Arrivabene aproveitou o momento para agradecer aos membros que compõem a PRAEC e toda a equipe que idealizou o Seminário. “Este Seminário foi preparado por uma equipe enorme e bastante comprometida. A equipe da PRAEC tem um imenso carinho por vocês e pensou nas atividades do evento, de acordo com as demandas dos alunos e pensando em proporcionar uma melhor fonte de conhecimento a todos”, disse.

WhatsApp_Image_2022-11-30_at_12.39.11.jpeg

Coordenadora da CACOM discursa na solenidade de abertura do IX SEMAE

Ainda durante a abertura do evento, a coordenadora da CACOM, Aldora Lebre, agradeceu a oportunidade de estar participando do Seminário e destacou a importância de oferecer informações acerca das inúmeras formas de conceder assistência estudantil pela Universidade aos alunos. "Visitem a nossa página na internet, acompanhem-nos, lá vocês vão encontrar notícias, editais, diversas informações a respeito dos benefícios que vocês tem direito”, acrescentou.

WhatsApp_Image_2022-11-30_at_12.39.45.jpeg

Leyllane Dharc Dias dá início a palestra tema do evento

Após a solenidade de abertura, teve início o segundo momento do IX SEMAE, com a palestra tema do evento, “Reflexões Descolonizadoras para (Re)pensar a Universidade”, ministrada pela assistente social da PRAEC desde 2014, Mestra em Educação e Doutoranda, Leyllane Dharc Dias.

Ao iniciar a apresentação da temática, a palestrante fez uma retrospectiva da história brasileira, desde sua colonização, e destacou as formas de como praticar a decolonidade na Universidade, mediante a troca de experiências e histórias. "A colonialidade do saber, ela foi desenvolvida, no sentido de que essa narrativa de modernidade do europeu como padrão, ela também atinge a perspectiva do conhecimento, o conhecimento europeu, de pessoas brancas, ao passo que ela vai inviabilizar outros saberes, outros tipos de experiências. Não podemos esquecer que nosso país foi o último a abolir a escravidão, sem dar uma assistência aos povos que foram escravizados. Nesse sentido, as políticas de afirmação são importantes, mas ainda precisamos lutar por mais”, disse Leyllane Dias.

Para a profa. Tânia Cavalcante, a palestra foi enriquecedora, de modo a destacar a importância de refletir e debater as questões sociais no espaço da Universidade. “Nós temos que tratar a universidade como este celeiro de questionamentos, de abrir os horizontes. Eu acredito que estamos caminhando para um avanço da igualdade, ao discutir e fomentar questões sociais”, afirmou.

Após a palestra de abertura, a programação contou com a oficina “Benefícios e Auxílios da Assistência Estudantil da UFPI: Conhecer para Obter”, com as palestrantes Jociara de Fátima Lima (PRAEC) e Anna Katarine Neiva (NAE, Campus Senador Helvídio Nunes Barros da UFPI), ambas assistentes sociais.

“Muitos deixam de ter a nossa assistência, pelo desconhecimento. Aproveitem a oficina para vocês saberem sobre todos os benefícios a que vocês têm direito”, destacou a Pró-Reitora Mônica Arrivabene, sobre a importância desta atividade ofertada durante o IX SEMAE.

O encerramento do evento acontece na parte da tarde, com a oficina “Como Controlar a Ansiedade”, ministrada pelo psicólogo Carlos Eduardo Gonçalves Leal e a Equipe do Serviço de Apoio Psicológico (SAPSI). A discussão ocorre primeiramente de modo remoto a partir das 14h. Já no horário das 16h a palestra torna a acontecer, mas de forma presencial no prédio da PRAEC/UFPI.

Confira através deste link a programação do IX SEMAE.