Aula Inaugural do Curso Superior Tecnólogo em Agroecologia do CTT
Ocorreu na tarde desta segunda-feira (21) a Aula Inaugural do Curso Superior Tecnólogo em Agroecologia, oferecido pelo Colégio Técnico de Teresina (CTT/UFPI). O curso é o primeiro de nível superior oferecido pelo CTT. Nesta primeira oferta, foram disponibilizadas 20 vagas na modalidade presencial, que foram preenchidas por meio do SISU.
A atividade foi realizada presencialmente no auditório CTT e contou com a presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; da superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), Profa. Virgínia Muniz; do diretor do CTT, Prof. Ednaldo Mousinho; e da coordenadora do curso, Isolda Márcia, além de professores e alunos que também estavam bastante entusiasmados com o início das atividades, que acontecerão ao longo de sete períodos letivos.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
Durante a sua fala, o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou os valores e as experiências que a partir de agora serão compartilhadas e, consequentemente, gerarão impactos positivos para as gerações que estão por vir.
"Este novo curso se reveste de importância para a nossa universidade e para a comunidade externa. Pois estamos cumprindo o nosso dever de produzir conhecimento e formar profissionais de qualidade, principalmente na área da Agroecologia, que está ligado diretamente à qualidade de vida das pessoas", disse.
Superintendente do EBTT, Tâmara Muniz
O curso Superior em Tecnologia em Agroecologia prepara seus alunos para o desenvolvimento de uma agricultura que considere os impactos ambientais, a sustentabilidade dos recursos, as características culturais e as políticas para práticas ecológicas, como a agricultura familiar.
A Superintendente do EBTT, Tâmara Muniz, destacou que o curso foi elaborado justamente para oferecer uma educação em agroecologia que pensa nos impactos ambientais, na sustentabilidade e na gestão de recursos em uma maneira sustentável. "Nossos alunos vão poder analisar e executar as melhores formas técnicas de preparo da agricultura de uma forma sustentável e que aproveite os recursos que temos dentro do nosso estado", disse.
Francisco Mousinho, diretor do CTT
Segundo Francisco Mousinho, diretor do CTT, o novo curso já era uma aspiração antiga e que agora o objetivo do CTT é dar continuidade ao apoio de criação de novos cursos, inclusive em outras áreas, como informática e saúde.
"Esperamos que esse curso se consolide e no futuro possamos ofertar novos cursos aqui no CTT, porque a nossa missão é trazer cursos de qualidade. E a Agroecologia desperta muito interesse da população por conta da produção de alimentos saudáveis", destacou.
Regina Miyauchi, aluna do Curso Superior Tecnólogo em Agroecologia.
Para Regina Tomoko Miyauchi, aluna do Curso Superior Tecnólogo em Agroecologia, as expectativas são as melhores possíveis, pois a discente busca aprimorar o que já aprendeu participando da Feira de Base Agroecológica e Cultural da UFPI "Eu me interessei por essa área justamente porque já faço parte da feira de Agroecologia da UFPI. Eu sou artesã e a minha expectativa é tentar entender para que também possamos explicar de uma forma mais completa para as pessoas que visitam a nossa feira", relatou.
Coordenadora do curso, Isolda Márcia
Após a solenidade, a coordenadora do curso, Isolda Márcia apresentou as atividades que foram planejadas para os o curso que acontecerá presencialmente ao longo de 3,5 anos. Na sequência, a Profa. Valéria Silva, agroecologista no Sítio Terra Mãe, ministrou uma palestra com o tema " Vivência Agroecologia”.
Também estiveram presentes à mesa de honra da Aula Inaugural o Prof. Carlos Augusto Sá, coordenador do Curso Tec. em Informática; Prof. Marcyanny Sousa, coordenadora do Ensino Médio; Prof. Nayra Costa, coordenadora do Curso Téc. em Enfermagem; Prof. Luzineide Fernandes, coordenadora do Curso Téc. em Agropecuária e o Prof. Raimundo José, que na ocasião representou a Comissão de Elaboração do Curso Superior Tecnólogo em Agroecologia.