Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI ofertará 3062 vagas em 69 cursos no SISU 2023.1

UFPI ofertará 3062 vagas em 69 cursos no SISU 2023.1

Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2023, 17h28

WhatsApp_Image_2022-11-11_at_11.14.24.jpeg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) terá mais de 3 mil vagas no SiSU do semestre 2023.1. O novo prazo de inscrição é de 16 a 24 de fevereiro de 2023 e o resultado será divulgado já no dia 28 de fevereiro. Anteriormente, esse resultado estava previsto para ocorrer apenas no dia 7 de março. Serão ofertadas 3062 vagas em 69 cursos dos campi de Bom Jesus, Floriano, Picos e Teresina.

Cotas – Do total de vagas, 50% são voltadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determinado pela Lei nº 12.711/2012. Nesse sentido, há vagas destinadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), desde que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

Ainda podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito a cota.

O termo de adesão ao SiSU traz o peso e a nota mínima de cada prova do Enem exigidos do candidato para concorrer às vagas na UFPI, bem como a média mínima exigida pelo curso. O documento também especifica o quantitativo de vagas ofertadas em cada curso via Ampla Concorrência (A0) e nas oito modalidades de Cota para a Chamada Regular do Sistema Único de Seleção.

Os cursos ofertados e as vagas divididas por cotas também poderão ser pesquisados diretamente no Site do SiSU/MEC, mantido pelo Ministério da Educação, quando o sistema está habilitado e atualizado.

Vale mencionar que as normas específicas de seleção e matrícula na UFPI serão objeto de edital próprio, a ser publicado no site da Universidade.