Atividades de melhores em residencial na cidade de Teresina. Foto: Paulo Sérgio/WRI Brasil
O projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), “Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana – CESU/Teresina”, promoveu ação de melhorias na infraestrutura do Residencial Edgar Gayoso em Teresina. A iniciativa contou com o apoio do projeto “Alianças Urbanas Transformadoras: catalisando parcerias em cidades para promover mudanças sistêmicas rumo à sustentabilidade (TUC)”, coordenado pela Universidade das Nações Unidas – UNU.
Nesse sentido, o projeto da Nações Unidos tem por finalidade promover estratégias para uma maior sustentabilidade climática e inclusão nas cidades, através do desenvolvimento de intervenções urbanas localizadas em territórios de grande vulnerabilidade social. Para isso, o projeto prevê, inicialmente, a criação de 5 Urban Living Labs (ULL) na América Latina com o objetivo de promover experimentos sociais com novos modelos de governança com foco na participação ativa de diferentes atores – academia, sociedade civil e poder público.
As cidades selecionadas pelo projeto foram Teresina e Recife no Brasil, Buenos Aires na Argentina e León e Naucalpan no México. Em Teresina, o CESU-Teresina é um dos representantes da academia no projeto, participando diretamente da Coalizão de Atores: Laboratório urbano Vivo do Residencial Edgar Gayoso
O projeto é financiado por um consórcio de instituições, são elas: a Universidade das Nações Unidas (UNU-EHS), o World Resources Institute (WRI), o International Institute for Environment and Development (IIED) e o German Development Institute (DIE-GDI). O Transformative Urban Coalitions – TUC é financiado pelo German Federal Ministry for Environment, Nature Conservation and Nuclear Safety under its International Climate Initiative (IKI).
Foto: Paulo Sérgio/WRI Brasil
As professoras Monique Menezes e Bárbara Johas do departamento de Ciência Política são as representantes do CESU-Teresina na coalizão, buscando somar esforços e interesses comuns entre o CESU-Teresina e a Coalizão de Atores do Edgar Gayoso. Além de reuniões mensais com os demais participantes do ULL, as professoras e as discentes da UFPI, Clara Nunes, Maria Eduarda Barros e Amanda Ravelly, participaram de dois mutirões no Residencial que teve como principal objetivo reformar o canteiro central do bairro, transformando-o em uma área de lazer para os moradores.